Blogs são capazes de solucionar problemas e trazer muitas oportunidades para as empresas, principalmente quando falamos das pequenas e médias. Ele deve fazer parte de sua estratégia e estar integrado em sua comunicação. Há ainda muitas dúvidas e até mesmo um certo preconceito com este canal, mas quando administrado com dedicação, propósito e foco, com certeza trará bons frutos. Como sou um apaixonado por blogs e trago uma bagagem de muito aprendizado com o Ideia, resolvi escrever este texto e apresentar algumas razões que, quem sabe, não o façam investir seu tempo em um blog para sua empresa.
1. Canal de relacionamento ou vendas?
O blog é um canal de relacionamento e conteúdo, deve-se evitar colocar muitas promoções ou qualquer outra coisa que possa afastar seus leitores. Porém, isso não significa que não seja também um canal de vendas, pelo contrário, ali você pode atrair e conquistar novos clientes, pois ao discutir sobre o mercado, serviços que provavelmente oferece e desafios do público alvo, você está consequentemente fortalecendo seu nome perante as pessoas que querem comprar o seu produto.
2. Aumento do tráfego do seu site
Se você possui um site institucional sem muita interação, provavelmente deve receber poucas visitas e não gerar um bom fluxo. Com um blog, esse cenário pode mudar, mais usuários irão conhecer sua empresa e você conseguirá fortalecer a sua lembrança e força de marca na cabeça desses usuários. Além é claro, de receber muitas visitas pelo Google ou outros sites de busca.
3. Criação de uma comunidade
Um blog pode fazer com que você entenda muito melhor o seu público. Rodrigo Fukunaru, um dos colaboradores do Ideia, sempre diz que uma empresa é feita de perguntas, as respostas nunca estarão ali dentro. Estou dizendo isso, pois ao promover discussões nos comentários do posts do seu blog, você poderá se aproximar e compreender melhor o que as pessoas pensam sobre sua marca, produtos e serviços, respondendo inclusive algumas dúvidas e fazendo com que você os possa identificar melhor. Com isso, você cria uma comunidade de pessoas de com interesse em comum, aprendendo muito em todo este processo.
4. Uma equipe motivada e colaborativa
Quando você permite que sua equipe também produza conteúdo no blog da empresa, pode aumentar o sentimento de pertencer e torná-los mais motivados na busca por conhecimento, aumentando inclusive a credibilidade deles diante a seus clientes. Além disso, ajuda na criação uma cultura organizacional voltada para a criatividade, colaboração e participação.
5. Um verdadeiro aprendizado
Se você realmente levar a sério e estudar e pesquisar muito para manter o blog da sua empresa atualizado, irá dominar muito mais sobre seu negócio e produto, além de aumentar e melhorar os argumentos na hora das vendas. Em outras palavras, você acaba se tornando um verdadeiro professor e isso te dará mais credibilidade e confiança.
E você? O que acrescentaria?
Poderia dizer diversos outros motivos, mas gostaria de saber sua opinião:
O que acha destas razões? Sua empresa tem um blog e isso realmente acontece? O que mais acrescentaria de vantagens para uma empresa ter um blog?
Coloque suas ideias que com certeza elas virarão conteúdo!
Por: Paulo Lima (Site ideiademarketing.com.br)