A Black Friday é um Natal antecipado para quem souber aproveitar. A frase não contém nenhum exagero, pois se refere um dos maiores picos de e-commerce do mundo e que começou nos EUA. Acontece sempre após o feriado do Thanksgiven (Dia de Ação de Graças), quando as grandes redes de lojas, físicas ou virtuais, promovem a Black Friday, um megafestival de descontos que atrai milhões de consumidores.
Este ano, no Brasil, a Black Friday vai cair no dia 23 de novembro. Por aqui, esse tipo de promoção teve início há menos de uma década, mas já caiu no gosto dos consumidores brasileiros. Porém, junto às liquidações, também vieram as denúncias de que alguns comerciantes estariam aumentando absurdamente os preços das mercadorias para dar “descontos” irrisórios no Black Friday.
Esse escândalo ficou conhecido como “Black Fraude.” Apesar disso, em 2017, mesmo com todas as incertezas políticas e econômicas, as vendas dessa promoção atingiram R$ 2 bilhões. Para este ano, segundo estimativas do E-bit, a Black Friday deverá faturar algo em torno de R$ 2,4 bilhões, ou seja, 12% mais do que no ano passado.
Destaque para o aumento nas vendas de eletrônicos (39%), eletrodomésticos (33%), artigos de telefonia e celular (25%), informática (24%), moda (19%) e cosméticos (18%). Mas para surfar nessa onda de otimismo, o comerciante precisa estar ciente que o consumidor brasileiro está bem mais exigente em relação ao comércio eletrônico.
Quem praticar a “black fraude” estará praticamente banido do e-commerce, até porque, nos dias de hoje, as notícias sobre fraudadores se espalham à velocidade da luz. Mas se você quer se dar bem na data, siga aqui algumas dicas para garantir seu Natal antecipado.
Organize-se
Primeiramente, escolha quais produtos você vai colocar em promoção e se há em estoque. Feito isso, dispare e-mails a seus clientes, antecipando as novidades que serão colocadas durante o Black Friday
Objetivos
A Black Friday, além de uma boa chance de aumentar suas vendas, também pode alavancar sua lista de clientes. Mas como se faz isso? Com uma boa campanha de marketing e presença digital nas redes sociais.
Seja agressivo
Negocie com seus fornecedores preços mais baixos para que possa repassá-los a seus clientes. Não deixe para fazer isso na última hora. Lembre-se que, mesmo reduzindo sua margem de lucro num primeiro momento, ficará mais conhecido no e-commerce e acabará aumentando seu faturamento com um maior volume de vendas.
Transmita Segurança
Infelizmente, ainda há muitas fraudes durante a Black Friday. Se puder, credencie sua loja junto à Câmara E-Net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) que, entre outras coisas, emite o selo Black Friday Legal. Isso dará mais segurança a seus clientes e futuros compradores.
Seja visível
Nesse universo e-commerce, aparecer é fundamental. Por isso a importância de ter ao lado uma agência de Propaganda e Marketing Eletrônico. Se você não é visível, seus concorrentes o serão! Invista sempre em presença digital.
Propaganda
Além de tornar sua marca mais visível, a propaganda também é importante. Vá dando notícias periódicas sobre as promoções que pretende fazer.
Outras vantagens
Além de preços bons, descontos agressivos, há outros atrativos que podem assegurar boas vendas, como frete grátis, brindes ou embalagem para presentes.
Não desanime
Por fim, mesmo que suas vendas não fiquem dentro daquilo que você esperava, não desanime. Faça um saldão com produtos Black Friday, mantendo os valores ou até baixando ainda mais. Isso lhe dará mais visibilidade. Boa sorte!