O Natal está próximo e esse é o evento mais esperado pelos lojistas, afinal de contas se trata da época mais lucrativa para o comércio. Mas, como será as vendas de natal com o coronavirus?
Não podemos negar que 2020 tem sido um ano atípico, não é mesmo? Chegamos no mês de dezembro com um cenário econômico de incerteza e de desemprego, consequência da crise gerada pela pandemia do Covid-19, que está refletindo na intenção de compra do consumidor.
Entretanto, ainda com todos os problemas relacionados à pandemia, os brasileiros parecem conservar o espírito natalino. Para se ter uma ideia segundo uma pesquisa realizada pela Rakuten Advertising, 87% das pessoas querem ir às compras para o Natal neste ano, mas a maior parte, deseja fazer as compras pela internet!
Isso mesmo!
Para ter sucesso nas vendas de Natal é preciso estar com uma loja online atrativa.
Como será as vendas de natal com o coronavirus?
Com a quarenta vigente no Brasil, muitas empresas tiveram que se adaptar e, entrou em evidência um forte modelo de negócio, que já existia há tempos, mas foi repensado e intensificado por várias empresas: a venda digital.
Logo, este meio tornou-se mais atrativo para os lojistas já que, 150,4 milhões de brasileiros estão conectados à internet, o que representa 71% da população, segundo dados do Estudo Digital 2020.
Portanto, para aproveitar essa audiência, o varejista pode se valer de plataformas como as redes sociais e os marketplaces.
Comprar online será tendência?
Sim, e eu posso provar!
Dados levantados pela pesquisa indicam que as vendas entre 29 de junho e 5 de julho foram 70% maiores do que as realizadas entre 3 e 9 de fevereiro, lá no início da pandemia. Isso nos leva a crer que, depois de todo esse tempo, o consumidor está confortável com o novo hábito de compras online.
Mas afinal, o que eu preciso para vender mais no Natal?
Para vender mais você precisa de alguns Insight confira:
🛒 Visita otimizada
Uma das novas necessidades no contexto de pandemia é adaptar o layout da loja para visitas rápidas. É preciso estar pronto para os novos hábitos de compra dos consumidores.
🛒Crie ótimas condições de pagamento
Descontos e ofertas, como “leve 3, pague 2”, e facilidades nas formas de pagamento são boas formas de estimular o consumo.
🛒 Fidelize os clientes
O Natal é uma grande oportunidade de aumentar os lucros, mas também é um ótimo momento de criar relações duradouras com os clientes, por meio de um bom produto e de um atendimento impecável.
🛒 Faça uma promoção “boxing day”
Dia 26 de dezembro tem se popularizado como um dia de grandes liquidações de produtos que não foram vendidos no Natal, com promoções similares à Black Friday. Há lojas que aproveitam o dia para organizar os saldos e reduzir drasticamente o preço dos produtos não vendidos no Natal.
🛒 Planeje promoções
Tenha preços competitivos e condições exclusivas para não dar chance à concorrência;⠀
🛒 Garanta um bom estoque
Não adianta vender bem, se não tiver como entregar. Prepare o estoque para essa data.⠀
🛒Foque no atendimento
Priorize o bom atendimento ao cliente, responda rapidamente, esclareça dúvidas, esteja sempre presente. Se o consumidor manda uma mensagem para você e para seu concorrente simultaneamente, provavelmente ele comprará com quem o responder mais rápido e tiver o melhor
atendimento.
🛒 Utilize os canais de divulgação
As redes sociais estão à sua disposição, planeje estratégias para atingir seu cliente em cheio e
garantir as vendas de Natal. ⠀
Se você precisa de ajuda para te auxiliar em questões relacionadas ao marketing, site e muito mais entre em contato com a Pd3 Digital!
Somos especialistas no assunto e podemos te ajudar a implementar novas ferramentas e dar uma cara nova para o seu site.
Leia também: Saiba como fazer Storytelling: Histórias que vendem!