Notícias

Continuo investindo em Marketing ou está na hora de diminuir os investimentos?

Quando o mercado está ruim, o primeiro corte que se faz é o no marketing. O que não deveria acontecer, porque marketing não é despesa, mas sim investimento.

Em momentos de crise, o marketing deve ser o primeiro setor a ser valorizado e não cortado.

“Quando as empresas diminuem os investimentos, elas também reduzem a exposição de sua marca e isso acaba contribuindo para que sejam esquecidas – ou menos lembradas – pelo consumidor. Por outro lado, empresas que resolvem aumentar a exposição neste momento, além de se mostrarem ativas, aproveitam a oportunidade do caminho deixado pelas outras marcas e se tornam mais conhecidas, reforçando sua imagem institucional . Uma vez que a economia apresenta sinais de melhora, estas marcas que investiram durante os períodos de crise serão mais conhecidas e certamente sairão na frente na lembrança do consumidor. Quem enxergar o momento de crise como oportunidade, com certeza sairá mais fortalecido”.

A empresa deve procurar entender o seu consumidor, suas dúvidas e anseios neste momento que o levam a reduzir o consumo, e em seguida adequar sua estratégia para ir de encontro a estas necessidades. Isso gera uma identificação da marca com o consumidor, o que pode ser muito positivo.

Entre crises e oportunidades, o fato é que os mercados nunca param. A atividade econômica é cíclica e eventualmente a demanda e o consumo podem aumentar ou diminuir, mas as pessoas jamais deixarão de consumir, especialmente itens essenciais. Cabe às empresas ajustar o ritmo e saber aproveitar cada lacuna.

Fonte: Beto Pinheiro, Economista

Compartilhe esse conteúdo