Hoje, o e-mail é uma das principais estratégias de relacionamento e venda no marketing digital
Há até bem pouco tempo, o e-mail era visto apenas como um substituto eventual do telefone, um reforço na comunicação com clientes e nada mais do que isso. Porém, com a expansão do universo digital, provou seu valor e hoje é uma das principais estratégias de relacionamento e venda no marketing digital.
Serve ainda para mensurar interações. E em tempos de vendas inbound, o e-mail também é uma poderosa ferramenta para prospectar e atrair leads, fazendo as primeiras abordagens por intermédio desse instrumento. A primeira coisa para um bom e-mail é sua “capa”, ou seja, o título que deve ser conciso e atraente, ao mesmo tempo.
É como uma bela embalagem que nos faz querer desembrulhar o pacote para conferir o que há em seu interior. Então, procure gerar essa curiosidade, como, por exemplo, “abra e tenha uma grata surpresa” ou “não abra esse e-mail se não for arrojado”, etc.
Como recebemos dezenas de e-mails todos os dias e muitos vão para o lixo mesmo antes de ser lidos, então seja objetivo. Vá direto ao ponto e não perca tempo com formalidades. E num universo online, é extremamente importante manter o foco, já que há muitas distrações. Jamais ultrapasse 60 caracteres.
Procure mostrar que você não é “apenas mais um e-mail” e que você ou seu produto podem gerar benefícios à pessoa. Uma falha muito comum em quem utiliza o e-mail para apresentação da empresa é ser demasiadamente “frio”.
Como você não está interagindo com um robô, procure ser o mais gentil possível, mas sem exageros, evitando ainda ser muito formal. Despeça de forma educada, já antecipando um próximo contato. Nesse ponto, lançar mão de um “call-to-atcion” também é legal.
Palavres Proibidas
Coloque-se à disposição para outras informações e disponibilize um telefone de contato. Ah….tenha sempre uma assinatura em seus e-mail marketing, com seu cargo, nome da empresa, e-mail e telefone. E lembre-se também que erros de português são imperdoáveis.
Imagine o que um Lead vai pensar de sua empresa se já nos primeiros e-mails houver erros gramaticais? Já em relação aos horários mais favoráveis para enviar os e-mails, os especialistas em e-commerce, recomendam o período das 6h00 às 10h00 da manhã.
Segundo eles, é quando as pessoas estão mais ativas e dispostas a gastar mais tempo para ler as mensagens eletrônicas. Evite a parte da tarde. Outro período considerado favorável é entre às 19h00 e às 22h00. E veja que dica interessante essa: nunca escreva uma palavra apenas com letras maiúsculas. É que alguns servidores de e-mail podem identificar isso como spam.
O mesmo vale para sinal de exclamação. Há ainda palavras proibidas nesse tipo de e-mail marketing, tais como “ganhar dinheiro, dinheiro de volta, dinheiro rápido, dinheiro fácil, grátis, promoção, não perca, etc” costumam “carimbar” seu e-mail marketing como spam. Tendo essas informações disponíveis, use melhor essa incrível ferramenta que é o e-mail marketing.