E-mail Marketing: Vantagens e desvantagens

O E-mail Marketing está em alta e, cada vez mais, presente e importante no mundo dos negócios, dos websites, dos hotsites, dos e-commerce e dos sites de compras coletivas. Falar de E-mail Marketing parece fácil, mas costumo dizer que não é algo tão simples.  Segundo o site Wikipedia.org, E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, a fim de analisar o retorno gerado por meio de relatórios e de análises gráficas, o que gera campanhas cada vez mais otimizadas.

A definição do Wikipedia.org é extremamente pertinente, fazendo com que cheguemos a acreditar que essa ferramenta é a solução para os problemas de empresas que desejam se comunicar com seus clientes. Todavia, isso só se torna possível quando entendemos as práticas e determinamos as estratégias corretas para um E-mail Marketing.

Contudo, se agora que você conhece um pouco sobre o E-mail Marketing, você acha que é só pegar sua lista de clientes e sair disparando suas Newsletters pelo Outlook, aleatoriamente, para conseguir campanhas cada vez mais lucrativas e mais otimizadas, você se enganou. Volte para seu Desktop e faça mais algumas pesquisas ou compre o livro Estratégias de E-mail Marketing, de Murilo Gun e Bruno Queiroz, que lhe dará uma visão mais abrangente sobre tema.

Afinal, a primeira coisa que devemos pensar para começar a trabalhar estratégias de E-mail Marketing é a ferramenta que será utilizada, pois para por em prática as campanhas, há várias ferramentas boas disponíveis no mercado. Usar esses tipos de ferramentas, a princípio, pode parecer bobagem, mas elas irão lhe ajudar e muito no gerenciamento de suas campanhas, na manutenção de suas listas de e-mails, nos relatórios detalhados das campanhas enviadas e o mais importante, na otimização do tempo.

Pois bem. Agora que você decidiu qual ferramenta usar, vamos nos concentrar na sua lista de e-mails, e se você está pensando em comprar uma lista daquela empresa que você achou na busca do Google, esqueça! A melhor maneira de obter resultados efetivos com as suas campanhas é utilizando a sua própria lista de e-mails e, se você não tem uma, tente construí-la por meio de pesquisas, de uma assinatura de Newsletter no seu site, por meio de conversas diretas com seus clientes, solicitando a eles seus e-mails e, o mais importante, pedindo  a autorização deles para poder enviar suas campanhas. Outro ponto importante é a segmentação da lista de e-mails, uma vez que de nada adianta coletar os e-mails de seus clientes se você não sabe o que realmente eles querem receber. Por isso, procure saber os gostos de seus clientes, seus hábitos de consumo e crie segmentos em sua lista para cada um deles, além de segmentos para sexo e data de aniversário.

Outra ponto extremamente muito importante são as estratégias formuladas para suas campanhas. A partir da segmentação de sua lista de e-mails, você já terá uma base do que poderá oferecer para seus clientes, mas sempre a algo a mais para se fazer e, nesse caso, você pode incluir um calendário de datas sazonais e uma estratégia de conteúdo, pois seus clientes precisam de informações relevantes sobre o seu negócio. Portanto, se você tem uma loja de bicicletas em São Paulo, antes de enviar aquela oferta imperdível daquela Mountain Bike, envie alguns e-mails mostrando detalhes e as melhores trilhas para andar de Bike em São Paulo, pois assim você estará estimulando o seu cliente a receber a  oferta da Mountain Bike. Acredite, o resultado de sua campanha será bem melhor, afinal, você quer uma Mountain Bike para se aventurar em trilhas ou para deixar como troféu, acumulando poeira na garagem da sua casa?

Para o fim, deixo a análise das métricas das campanhas de E-mail Marketing. As métricas por si, não servem para nada, não têm valor algum se não forem analisadas e tomadas como base para novas estratégias. Recentemente, um amigo que trabalha em um e-commerce pediu minha ajuda para melhorar as campanhas de e-mail marketing que ele faz em seu trabalho e eu prontamente me coloquei à disposição, explicando para ele sobre a importância da segmentação da lista, coisa que ele ainda não tinha feito. Pedi que me enviasse os 5 últimos relatórios das campanhas que ele tinha feito. A partir desses relatórios eu fiz uma análise que daria outro artigo se eu fosse citar, mas um desses relatórios me chamou a atenção. Era uma peça de E-mail Marketing com aproximadamente 8 produtos, onde 3 deles tinham um ticket médio de duzentos e cinquenta reais. Quando somei os cliques, eram mais de seiscentos e olha que a lista de e-mails dele não era tão grande.  Então, disse para ele filtrar pela ferramenta de E-mail Marketing quais foram as pessoas que clicaram nesses produtos e criar um novo segmento, além de criar outra peça de E-mail Marketing com apenas esses 3 produtos, contendo uma descrição bem detalhada que reforçasse os benefícios e as características, juntamente com  um desconto de X% por um tempo determinado.

Ou seja, se essas 600 pessoas clicaram nesses produtos é porque elas se interessaram e desejam saber mais sobre eles. Ao fazer tal análise e disparar uma nova campanha que dessa vez está mais trabalhada e otimizada com informações relevantes sobre o produto e um determinado desconto, a probabilidade de fechamento de vendas é grande e,  se desse total, 5% forem convertidos em vendas, já vai ter valido o esforço.

Por isso, a análise detalhada de cada campanha se faz necessária e muito importante para as estratégias de E-mail Marketing, afinal, através da análise você descobre o que realmente seus clientes querem ao invez de ficar tentando descobrir. Isso é praticamente impossível. Se você realmente quer saber o que seus clientes procuram, comece agora mesmo a analisar suas campanhas. Tenho certeza de que você irá descobrir muita coisa interessante sobre eles.

Ederson Ribeiro da Silva
[email protected]

Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal – SP. Pós-graduando MBA Internacional em “Marketing Digital e Negócios Interativos” pelo ILADEC (Instituto Latino Americano para o Desenvolvimento da Educação Ciência e Cultura), FAQ – Faculdade XV de Agosto e Scuola Internazionale di Comics (Itália) e atua a mais de 6 anos com Marketing Digital adquirindo experiências nas áreas de Desenvolvimento Web, Planejamento Estratégico de Marketing, Social Media Marketing, Gerenciamento de Campanhas de E-mail Marketing, SEO e Criação Publicitária.

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