Acompanhando alguns casos onde o objetivo do cliente era investir em marketing digital, percebi que a grande maioria tem 3 pontos em comum:
- Não planejam qual será seu principal objetivo;
- Não alinham processos com a equipe de vendas;
- Não possuem um processo de venda definido.
Ou seja, antes de investir em marketing digital, você e sua equipe precisam saber “onde está e onde quer chegar”!
E porque isso é tão importante?
Com todos esses pontos alinhados, você e os responsáveis pelo marketing poderão definir qual será o melhor caminho a traçar.
Toda empresa tem um perfil próprio, um conceito e um modo de trabalhar, então, nada mais justo que criar um plano de marketing especifico e ajustado para aquele perfil, que se adeque a verba disponível e principalmente, que proporcione atingir as metas definidas.
Para facilitar esse processo, todos na empresa devem estar cientes e envolvidos com os objetivos de vendas, seja direta ou indiretamente, e buscar o ponto que a empresa deseja chegar. Sendo assim as atividades diárias serão realizadas com foco para atingir que realmente é importante.
Feito isso, trace um plano de venda e entenda o modo de como atrair seu potencial cliente.
Comece fazendo com que ele identifique seu produto com clareza e veja a oportunidade na oferta. Isso fará com que a sua venda seja conduzida de maneira mais tranquila.
Pesquise qual é o problema que a sua empresa soluciona, e não apenas o que seu produto / serviço oferece.
Que tipo de informação e quais respostas um potencial clientes busca encontrar.
Quanto mais clareza no marketing e nos processos do seu negócio, mais o seu investimento irá retornar com resultados.
Se você estiver pensando se realmente é o momento para investir em marketing digital, vou te fazer três perguntas que poderão te ajudar a encontrar a resposta:
- Você capta ou atende novos clientes apenas através da indicação de outras pessoas?
- O crescimento da sua empresa estagnou ou você anda fechando no vermelho?
- Você investe em outros tipos de propaganda, mas não vê resultados ou retorno?
Se a resposta foi sim para ao menos uma dessas perguntas, você está sim no momento de investir em marketing digital!
E dessa forma você provavelmente você está atraindo clientes que não tem o perfil ideal, perdendo vendas e correndo o risco de ser reconhecido de forma que não é a ideal, pois não divulga a ideia correta do seu produto/serviço.