Saiba como fazer Storytelling: Histórias que vendem!

Saiba como fazer Storytelling: Histórias que vendem, neste artigo!

Você já ouviu falar desta técnica em marketing? Saiba como fazer Storytelling: Histórias que vendem, neste artigo!

Mas afinal o que é Storytelling?

Se você ainda não conhece Storytelling está relacionado a arte de contar histórias, ou melhor, histórias que vendem! O termo vem do inglês. “Story” significa história e “telling”, contar!

Porém, é importante ressaltar que você precisa usar elementos  específicos como personagem, ambiente, conflito e uma mensagem! 

A ferramenta se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. Pare e pense quantas vezes você não parou para ler um livro e em poucos minutos já estava com vontade de ler muito mais, ou até mesmo se conectou com a história?

Essa é exatamente a essência do Storytelling, fazer com que o cliente se identifique com a sua marca, consuma seus conteúdos ou até mesmo o instigue a comprar um produto.

Um artigo publicado na revista Forbes em 2019, revela que  o storytelling transmite um propósito e que negócios com esse conceito se destacam e captam os corações dos consumidores. Na publicação o autor revela que “Ter propósitos e valores  vendem, mas, para fazer isso, eles precisam ser comunicados com uma história que capte a atenção das pessoas”.

Ao contar uma história, você desperta gatilhos mentais nas pessoas que estão lendo ou assistindo. Esse é um processo totalmente emocional que influencia na decisão dos clientes. 

Qual a importância do storytelling?

Além de aumentar as chances da mensagem ser absorvida pelo seu público, ao colocar essa estratégia em prática, você estará produzindo um material muito mais atraente, único e com mais chances de conversão! 

Sem contar que você conecta pessoas e produtos, gerando empatia, promove a marca de maneira mais sutil e gera mais engajamento!

Como criar uma boa história?

 

Como falamos anteriormente, para contar boas histórias você precisa de alguns elementos, confira os principais:

Desejo

Você precisa antes de tudo criar uma conexão com o seu cliente e fazer com que ele tenha desejo de ler a sua publicação.  Lembre-se: se o primeiro parágrafo não for interessante, ele não vai perder tempo lendo.

Problema

O problema é a concretização do obstáculo para atingir seu desejo. Nesse caso pode ser interno ou externo, por exemplo: se ao fazer um texto para vender um produto emagrecedor,  o problema seria como perder peso! Ele deve ser algo concreto que e  deve ser apresentado no início da narrativa.

Plano

Quando você fizer Storytelling precisa ajudar seu público a entender qual é o próximo passo, quais são as soluções e  o que fazer para o que você está ensinando ter um efeito real nas suas vidas.  

 Sucesso

Não esqueça de vender muito bem seu produto e mostrar que ele é a melhor solução para o problema que está enfrentando, por último use um CTA. Sim, storytelling também pede uma call to action.

A pessoa está envolvida com a sua história e é o momento de aproveitar essa relação que você construiu para indicar o seu produto!

Um perfeito exemplo de uma marca que fez um brilhante Storytelling foram a Intel e a Toshiba, que juntas criaram uma websérie de 6 episódios chamada “The Beauty Inside”, ou “A beleza interior”. Além disso, as propagandas da Coca-Cola também são para se inspirar!

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