Você já ouviu falar desta técnica em marketing? Saiba como fazer Storytelling: Histórias que vendem, neste artigo!
Mas afinal o que é Storytelling?
Se você ainda não conhece Storytelling está relacionado a arte de contar histórias, ou melhor, histórias que vendem! O termo vem do inglês. “Story” significa história e “telling”, contar!
Porém, é importante ressaltar que você precisa usar elementos específicos como personagem, ambiente, conflito e uma mensagem!
A ferramenta se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. Pare e pense quantas vezes você não parou para ler um livro e em poucos minutos já estava com vontade de ler muito mais, ou até mesmo se conectou com a história?
Essa é exatamente a essência do Storytelling, fazer com que o cliente se identifique com a sua marca, consuma seus conteúdos ou até mesmo o instigue a comprar um produto.
Um artigo publicado na revista Forbes em 2019, revela que o storytelling transmite um propósito e que negócios com esse conceito se destacam e captam os corações dos consumidores. Na publicação o autor revela que “Ter propósitos e valores vendem, mas, para fazer isso, eles precisam ser comunicados com uma história que capte a atenção das pessoas”.
Ao contar uma história, você desperta gatilhos mentais nas pessoas que estão lendo ou assistindo. Esse é um processo totalmente emocional que influencia na decisão dos clientes.
Qual a importância do storytelling?
Além de aumentar as chances da mensagem ser absorvida pelo seu público, ao colocar essa estratégia em prática, você estará produzindo um material muito mais atraente, único e com mais chances de conversão!
Sem contar que você conecta pessoas e produtos, gerando empatia, promove a marca de maneira mais sutil e gera mais engajamento!
Como criar uma boa história?
Como falamos anteriormente, para contar boas histórias você precisa de alguns elementos, confira os principais:
Desejo
Você precisa antes de tudo criar uma conexão com o seu cliente e fazer com que ele tenha desejo de ler a sua publicação. Lembre-se: se o primeiro parágrafo não for interessante, ele não vai perder tempo lendo.
Problema
O problema é a concretização do obstáculo para atingir seu desejo. Nesse caso pode ser interno ou externo, por exemplo: se ao fazer um texto para vender um produto emagrecedor, o problema seria como perder peso! Ele deve ser algo concreto que e deve ser apresentado no início da narrativa.
Plano
Quando você fizer Storytelling precisa ajudar seu público a entender qual é o próximo passo, quais são as soluções e o que fazer para o que você está ensinando ter um efeito real nas suas vidas.
Sucesso
Não esqueça de vender muito bem seu produto e mostrar que ele é a melhor solução para o problema que está enfrentando, por último use um CTA. Sim, storytelling também pede uma call to action.
A pessoa está envolvida com a sua história e é o momento de aproveitar essa relação que você construiu para indicar o seu produto!
Um perfeito exemplo de uma marca que fez um brilhante Storytelling foram a Intel e a Toshiba, que juntas criaram uma websérie de 6 episódios chamada “The Beauty Inside”, ou “A beleza interior”. Além disso, as propagandas da Coca-Cola também são para se inspirar!
Se você precisa de ajuda para te auxiliar em questões relacionadas ao marketing, site e muito mais entre em contato com a Pd3 Digital!
Somos especialistas no assunto e podemos te ajudar a implementar novas ferramentas e dar uma cara nova para o seu site.
Clique aqui e converse com a nossa equipe! Não esqueça de deixar o seu comentário sobre o nosso artigo.
Leia também: Instagram lança Reels: novo recurso para rivalizar com TikTok!