SEO Copywriting: Encante pessoas e otimize para o Google!
Com esse lema, é possível criar um SEO Copywriting! Mas, você sabe exatamente o que é e como essa estratégia pode auxiliar o marketing digital? Acompanhe esta leitura e saiba mais.
Se você ainda não está por dentro, saiba que o SEO Copywriting, ou seja, a escrita persuasiva voltada para pessoas e algoritmos dos mecanismos de busca, está se tornando cada vez mais importante na jornada da conquista pela atenção.
Com essa técnica, você controla melhor como os leitores e o Google vão reagir às palavras e ao conteúdo que está apresentando. Vamos explicar brevemente sobre Copywriting e SEO e saiba mais sobre: SEO Copywriting: Encante pessoas e otimize para o Google.
O que é Copywriting?
O Copywriting é uma estratégia de produção de textos persuasivos, que utilizam gatilhos mentais cujo objetivo é provocar o leitor e convencê-lo a executar uma ação. Escassez, urgência, autoridade, antecipação e prova social são alguns dos gatilhos mais usados pelos copywriters.
Para ser mais específico, o copywriter articula histórias para ajudar os leitores a entenderem porque determinado produto pode trazer benefícios para sua vida e, assim, efetuar a compra.
Para saber mais sobre este tema, clique aqui e leia o texto: Copywriting: veja como dominar a arte das palavras que vendem! Saiba mais sobre: SEO Copywriting: Encante pessoas e otimize para o Google!
O que é SEO?
Já o SEO é definido como a sigla para Search Engine Optimization que, em português, significa Otimização para Motores de Busca. Essa prática é um conjunto de técnicas e configurações que você pode aplicar no seu site para que ele fique no topo das buscas no Google, por exemplo.
Portanto, o SEO copywriting tem como objetivo encontrar o equilíbrio perfeito entre o conteúdo que engaja e convence os usuários e o conteúdo que o Google ranqueia bem para as palavras-chave alvo. Vamos falar mais sobre isso.
O que é SEO Copywriting?
O SEO Copywriting foca em criar conteúdo útil, atraente e valioso que segmenta palavras-chave específicas, para que outras pessoas o divulguem com satisfação nas plataformas de mídias sociais. Isso aumenta a autoridade e a relevância do seu conteúdo e melhora o posicionamento no Google para palavras-chave selecionadas.
Na prática, trata-se de produzir textos para serem encontrados mais facilmente quando alguém faz uma pesquisa em mecanismos de busca, como o Google. Assim, há técnicas específicas para garantir que eles estejam em destaque.
Com as técnicas de SEO copywriting, você pode:
Ranquear melhor nas SERPs.
Gerar tráfego qualificado.
Engajar os leitores e criar confiança.
Convencer os leitores a tomar ação e/ou converter.
SEO Copywriting X Produção de Conteúdo
É normal confundir SEO Copywriting com SEO para Blog. Os dois exigem que se saiba escrever bem e envolver o leitor. No entanto, o objetivo de um conteúdo, como um artigo para blog, é gerar informação de qualidade para os futuros clientes, enquanto o SEO Copywriting é usado para atrair visitantes e vender um produto ou marca.
Por isso, desenvolver essa habilidade é tão importante, não só para quem é copywriter ou empreendedor, mas também redator, produtor de conteúdo e escritor de qualquer área.
Dominando a técnica, você atrai os usuários certos para a sua marca.
Como aplicar o SEO Copywriting na sua estratégia?
O SEO Copywriting é um conceito baseado em práticas. Por isso, há uma série de técnicas voltadas para a produção de conteúdo qualificado para a web.
Cada uma dessas orientações, direta ou indiretamente, tem impacto no rankeamento de um conteúdo e na forma como os algoritmos dos motores de busca o reconhecem como relevante.
A seguir, confira algumas das principais dicas para aplicar SEO Copywriting nos seus conteúdos!
1- Desenvolva um bom Título
Em média, 5 vezes mais pessoas leem o título do que as que leem o corpo do texto. Quando você escreve seu título, já gastou 80 centavos de um dólar.—David Ogilvy
A Universidade de Columbia reconheceu os títulos como a parte mais importante do copy. Eles aconselham que você pense como um leitor e escreva o título primeiro.
Um título bem otimizado pode:
Aumentar sua taxa de cliques orgânicos (CTR).
Aumentar as visualizações da sua página.
Melhorar seus rankings.
Como criar um bom título para SEO?
O comprimento ideal do título é de 55 a 60 caracteres e deve ter um limite de largura de 600 pixels.
Seu título deve incluir a palavra-chave de destino.
A mensagem do seu título deve corresponder com precisão ao conteúdo.
Não use muito a mesma palavra-chave – isso pode ser considerado uso excessivo de palavras-chave, o que é contrário às diretrizes do Google.
2- Fique atento ao conteúdo
Após o título, você precisa trabalhar no próximo passo que é convencer as pessoas a ler seu conteúdo.
Antes de escrever seu conteúdo de SEO, é essencial que você entenda seu leitor. Depois disso, selecione um nicho e foque em um problema específico que seu leitor está enfrentando. Trabalhe também em uma introdução atraente.
Outro aspecto importante a se desenvolver é a Meta Description. Afinal, ela ajuda os motores de busca e os usuários a entender qual é o assunto, e por que suas palavras-chave segmentadas aparecem várias vezes no conteúdo.
3- Use pages links
Criar links para outros sites e páginas com autoridade é uma indicação de que você valoriza o que outras pessoas criam. O Google vai te recompensar por estar em sintonia com a missão dele: organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis universalmente.
4- Escolha a palavra- chave correta
Após escolher seu tema, é hora de encontrar palavras-chave relevantes. É possível criar uma matriz estratégica que deve conter:
Uma lista de palavras-chave que você deseja segmentar.
Acompanhar um cliente em cada estágio da intenção de pesquisa.
Uma lista de páginas para criar e atualizar para ter uma estratégia abrangente de palavras-chave.
5- Use e abuse de recursos visuais
Vídeos, imagens, gráficos, infográficos, tudo isso, valoriza o seu post.
Essa estratégia pode aumentar potencialmente o alcance do seu conteúdo e a mídia, quando otimizada adequadamente, pode ser usada nas SERPs do Google.
6- Inclua CTAs (call-to-action)
Você precisa direcionar os usuários pela jornada do cliente, por isso, inclua CTAs em toda a sua copy, lembre-se que os leitores podem não ler a página inteira.
7- Torne seu conteúdo compartilhável nas mídias sociais
Para isso, siga algumas dicas:
Adicione botões de compartilhamento social nas páginas do seu site e blog.
Forneça a opção de selecionar algumas linhas da sua copy e enviá-las diretamente para o Twitter.
Use dados autênticos, visuais originais e frases atraentes para incentivar os leitores a compartilhar sua mensagem com seus seguidores no Twitter, Facebook, LinkedIn, etc.
Facilite o compartilhamento – verifique se o texto e o título que aparecem na versão compartilhada são corretos.
Principais ferramentas de SEO Copywriting
Agora que você já aprendeu algumas técnicas, vamos indicar algumas ferramentas importantes:
A ferramenta Keyword Magic da SEMrush é usada para fazer a pesquisa de palavras-chave e encontrar as mais adequadas para sua copy.
A Topic Research ds SEMrush é usada para descobrir novas idéias de conteúdo e entender o que as pessoas pesquisam na sua área (subtópicos e perguntas).
Google Search Console e Google Analytics para analisar o desempenho das suas páginas. Veja o que tem funcionado até agora, o que você pode precisar trabalhar e o que pode ser aprimorado com base no comportamento do usuário em suas páginas.
Canva ajuda a criar imagens personalizadas, animações e infográficos para seu site, artigos e contas sociais.
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