O mercado publicitário brasileiro está em constante crescimento, porém, nem todas as Agências de Publicidade possuem certificados de qualidade — como o CENP.
O CENP foi criado em 1998 por entidades representativas — Agências, Anunciantes e Veículos — para assegurar as boas práticas no mercado publicitário. Para entender a importância desse título, podemos compará-lo com a OAB no ramo do direito e o CRA no ramo da administração.
Por isso, a Pd3 Digital é uma Agência de Publicidade que estima a entrega de serviços de qualidade e regulamentada pelo CENP.
Entenda mais sobre essa certificação no texto.
O que é CENP?
CENP significa Conselho Executivo das Normas Padrão.
Como falamos, a instituição certifica as agências de publicidade assegurando a qualificação e as boas práticas comerciais de Agências, Anunciantes e Veículos de Comunicação conforme a legislação e as Normas-Padrão da Atividade Publicitária.
O certificado reconhece que a Agência:
- É uma Agência de Publicidade, conforme à legislação;
- Possui qualificação técnica e dispõe estrutura técnica e profissional para prestar serviços de publicidade;
- Usa estudos de pesquisa e informações de mídia para fundamentar as ações publicitárias de seus clientes;
- Está habilitada a participar de concursos públicos para prestar serviços publicitários.
- E declara o compromisso com a legislação e com as melhores práticas ético-comerciais do país.
Como funciona a certificação do CENP?
As Agências de Publicidade devem solicitar a Certificação de Qualificação Técnica diretamente com o CENP, e caso as exigências sejam atendidas o certificado será emitido.
O prazo de validade das primeiras certificações é de 1 ano — e as demais de 5 anos.
A revalidação dos certificados deve ser solicitada pelas Agências de Publicidade até a data de vencimento do certificado – e sem a revalidação, a mesma deixará de estar certificada pela entidade.
Como é organizado o CENP?
O CENP é organizado em conselhos formados por agentes do mercado.
São eles:
- Conselho Superior das Normas-Padrão;
- Conselho Fiscal;
- Comitê Técnico Digital;
- Conselho de Ética;
- Organismos de Administração e Governança;
- Comitê Técnico CENP-Meios;
- Comitê Técnico de Mídia.
O conselho mais importante é o Conselho Superior das Normas-Padrão, composto por representantes de Agências de Publicidade, Anunciantes e Veículos de Comunicação; foi criado para formular as melhores práticas que contribuam com o desenvolvimento da publicidade brasileira.
Entidades Mantenedoras.
As Entidades Mantenedoras são representadas pelos três segmentos do mercado publicitário e contribuem com o desenvolvimento da publicidade no país — Agências, Anunciantes e Veículos de Comunicação.
São eles:
- Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP)
- Associação Brasileira de Marketing (ABMN)
- Associação Brasileira de Out Of Home (ABOOH);
- Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA);
- Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT);
- Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER);
- Associação Nacional de Jornais (ANJ);
- Federação Nacional da Publicidade Exterior (FENAPLEX);
- Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO);
- Central de Outdoor.
CENP em números.
Confira algumas curiosidades do CENP:
- O CENP foi fundado em 1998 — mas iniciou as atividades em 1999.
- O primeiro certificado foi concedido em 1999 na cidade de Manaus.
- O reconhecimento como entidade certificadora foi em 2010.
- Hoje, o CENP possui 1163 Agências de Publicidade certificadas, 528 Veículos associados e 1328 Estudos de Mídia credenciados.
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