A PD3 Digital é certificada pelo Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP).

O mercado publicitário brasileiro está em constante crescimento, porém, nem todas as Agências de Publicidade possuem certificados de qualidade — como o CENP.

O CENP foi criado em 1998 por entidades representativas — Agências, Anunciantes e Veículos — para assegurar as boas práticas no mercado publicitário. Para entender a importância desse título, podemos compará-lo com a OAB no ramo do direito e o CRA no ramo da administração. 

Por isso, a Pd3 Digital é uma Agência de Publicidade que estima a entrega de serviços de qualidade e regulamentada pelo CENP.

Entenda mais sobre essa certificação no texto.

O que é CENP?

CENP significa Conselho Executivo das Normas Padrão.

Como falamos, a instituição certifica as agências de publicidade assegurando a qualificação e as boas práticas comerciais de Agências, Anunciantes e Veículos de Comunicação conforme a legislação e as Normas-Padrão da Atividade Publicitária.

O certificado reconhece que a Agência:

  • É uma Agência de Publicidade, conforme à legislação;
  • Possui qualificação técnica e dispõe estrutura técnica e profissional para prestar serviços de publicidade;
  • Usa estudos de pesquisa e informações de mídia para fundamentar as ações publicitárias de seus clientes;
  • Está habilitada a participar de concursos públicos para prestar serviços publicitários. 
  • E declara o compromisso com a legislação e com as melhores práticas ético-comerciais do país.

Como funciona a certificação do CENP?

As Agências de Publicidade devem solicitar a Certificação de Qualificação Técnica diretamente com o CENP, e caso as exigências sejam atendidas o certificado será emitido.

O prazo de validade das primeiras certificações é de 1 ano — e as demais de 5 anos.

A revalidação dos certificados deve ser solicitada pelas Agências de Publicidade até a data de vencimento do certificado – e sem a revalidação, a mesma deixará de estar certificada pela entidade.

Como é organizado o CENP?

O CENP é organizado em conselhos formados por agentes do mercado.

São eles:

  1. Conselho Superior das Normas-Padrão;
  2. Conselho Fiscal;
  3. Comitê Técnico Digital;
  4. Conselho de Ética;
  5. Organismos de Administração e Governança;
  6. Comitê Técnico CENP-Meios;
  7. Comitê Técnico de Mídia.

O conselho mais importante é o Conselho Superior das Normas-Padrão, composto por representantes de Agências de Publicidade, Anunciantes e Veículos de Comunicação; foi criado para formular as melhores práticas que contribuam com o desenvolvimento da publicidade brasileira.

Entidades Mantenedoras.

As Entidades Mantenedoras são representadas pelos três segmentos do mercado publicitário e contribuem com o desenvolvimento da publicidade no país — Agências, Anunciantes e Veículos de Comunicação.

São eles:

  1. Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP)
  2. Associação Brasileira de Marketing  (ABMN)
  3. Associação Brasileira de Out Of Home (ABOOH);
  4. Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA);
  5.  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT);
  6.  Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER);
  7.  Associação Nacional de Jornais (ANJ);
  8. Federação Nacional da Publicidade Exterior (FENAPLEX);
  9.  Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO);
  10. Central de Outdoor.

CENP em números.

Confira algumas curiosidades do CENP:

  • O CENP foi fundado em 1998 — mas iniciou as atividades em 1999.
  • O primeiro certificado foi concedido em 1999 na cidade de Manaus. 
  • O reconhecimento como entidade certificadora foi em 2010.
  • Hoje, o CENP possui 1163 Agências de Publicidade certificadas, 528 Veículos associados e 1328 Estudos de Mídia credenciados.

Leia mais em nosso blog: Como vender mais no Dia do Consumidor! 

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