Como escrever títulos chamativos

Se você, assim como todo mundo, quer ter mais cliques, visualizações e acessos em suas postagens precisa entender que escrever títulos chamativos é o ponto principal para conquistar tudo isso.

A razão pela qual o título deve ser irresistível aos olhos do leitor é porque tudo começa ali. Pense, por exemplo, quando você faz uma busca no Google. Os resultados dessa busca são diversos títulos tentando responder a pergunta que você fez no buscador, porém o título que ficar em evidência para você irá determinar se vale a pena clicar para consumir o material ou se é melhor continuar procurando.

Conseguiu captar a importância? Então, que tal conferir agora algumas dicas?

Como escrever títulos chamativos

Utilize a fórmula 4U 

Cerca de 80% das pessoas lerão um título comum ao passar por ele, mas apenas 20% dessas pessoas realmente leram o post completo.

Se você quer aumentar suas chances de as pessoas clicarem nos seus títulos e lerem o post inteiro, é preciso criar um título tão intrigante quanto possível.

A fórmula 4U da Melanie Duncan é perfeita para atrair leitores. Com a fórmula 4U, você deve fazer um título “útil, urgente, único e ultra-específico.”

Não se esqueça da Palavra-Chave

Quando escrevemos um título basicamente estamos escrevendo a resposta que seu usuário perguntou. Então é fundamental que a palavra chave esteja no título e, principalmente, distribuída no seu texto. 

Títulos curtos e objetivos

Tudo bem, isso não é uma regra, mas para ser preciso é preciso ir direto ao ponto.
Outro fator importante é o local em que ele vai aparecer. O comprimento ideal do título para uma postagem em blog, por exemplo, costuma ser de 40 caracteres, pois a partir de 70, eles aparecem cortados em alguns locais.

Já para outras redes sociais entre 8 a 14 palavras, no máximo. 

Títulos com Temas

Na hora de escrever um título você pode fazê-lo de diversas formas, confira algumas abaixo:

Perguntas – esse tipo gera curiosidade do leitor, principalmente porque tende a apresentar uma resposta para um problema, que é resolvido ao longo do texto

Listas – o número do título costuma fazer com que a audiência tenha curiosidade em conhecer algumas soluções para seus problemas, que são apresentadas de forma rápida, por exemplo: “5 dicas para escrever um título chamativo”.

Provocações – tudo que pode criar polêmica acaba chamando atenção na internet. Por isso, se você quer criar um título chamativo, tente utilizar essa tática.

E aí, curtiu essas dicas? Agora só basta exercitar a criatividade, fazer testes e descobrir qual título chamará mais a atenção do seu público. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Pesquisar conteúdo

Materiais Gratuitos

Confira também