Marketing Digital

Como montar uma estratégia de conteúdo para Youtube?

O YouTube é uma plataforma que entrega conteúdo para 2 bilhões de usuários todos os meses — sendo aproximadamente 83 milhões de usuários somente no Brasil. 

Com esse número, podemos entender porque essa plataforma é escolhida pelas empresas para divulgarem seus produtos ou serviços através de conteúdo em vídeo para os potenciais clientes.

Se a sua empresa ainda não investe no YouTube, pode estar perdendo grandes oportunidades.

Mas assim como em todas as redes sociais, não basta criar um canal no YouTube e postar qualquer vídeo: é preciso criar conteúdos relevantes!

Se você quer criar uma estratégia de conteúdo para o YouTube, continue a leitura.

Dados do Youtube.

Se você ainda não consegue entender a dimensão dessa plataforma, confira algumas estatísticas divulgadas pelo próprio YouTube:

  • A plataforma possui aproximadamente 2 bilhões de usuários — perdendo apenas para o Facebook.
  • De todos os usuários globais de Internet, 42,9% acessam a plataforma mensalmente; e de todos os usuários globais de Internet Móvel, 46,7% acessam a plataforma mensalmente.
  • Um visitante passa em média 16 minutos e 44 segundos por dia consumindo conteúdo no YouTube.
  • Mais de 1 bilhão de horas de conteúdo são consumidos diariamente na plataforma.
  • Mais de 500 horas de conteúdos novos são carregados diariamente na plataforma.

Como criar conteúdo em vídeo? 

O primeiro passo para criar conteúdo em vídeo é entender a produção audiovisual.

A produção audiovisual pode ser dividida em três etapas que envolvem desde a criação do roteiro até a edição do vídeo.

Pré-produção.

Envolve a criação do roteiro. Nessa etapa, é fundamental identificar o conteúdo que deverá ser criado através da pesquisa de mercado e da busca de informações do público-alvo.

Produção.

Esse é o estágio mão na massa: envolve a captação do vídeo. Nessa etapa, é importante garantir a qualidade da imagem e do áudio para garantir uma melhor recepção do seu material. 

Pós-produção.

Envolve a edição do vídeo. Nessa etapa, é essencial criar um encantamento no seu conteúdo para ajudar seu público-alvo a se identificar ainda mais com seu conteúdo — tudo isso através de trilha e efeitos sonoros, animações, legendas ou lettering.

Como montar uma estratégia de conteúdo para Youtube?

Entender a produção audiovisual é o primeiro passo, mas não podemos esquecer de montar uma estratégia eficiente de conteúdo para seus potenciais clientes.

Não adianta ter seguidores que gostam de gastronomia e criar conteúdo de games. Afinal, a receita para o sucesso é conhecer muito bem quem é o seu público-alvo e investir em conteúdos que sejam interessantes para eles.

Seguindo algumas dicas, você terá muitas possibilidades de conteúdos para criar.

Faça uma pesquisa inicial.

Para iniciar a estratégia de conteúdo, o ideal é fazer uma pesquisa para entender todo o cenário da plataforma.

Você deve investir em vídeos curtos ou longos? E você precisa do que para começar a produção desses vídeos? Todas essas são perguntas que podem ser respondidas através desta pesquisa, assim você vai compreender se deve investir em vídeos de 1 hora ou de 2 minutos.

Conheça o seu público-alvo e seus concorrentes.

Quem vai dizer se o seu conteúdo é relevante ou não, é o seu público-alvo.

Primeiro, conheça a sua persona e entenda quais conteúdos combinam com os seus interesses e comportamentos. Além disso, conheça a sua concorrência e perceba quais conteúdos a audiência dos seus concorrentes gostam ou não — a ideia não é copiar e colar, mas se inspirar. 

Dessa forma, você conseguirá entender como devem ser os conteúdos dos vídeos.

Tenha uma agenda de conteúdo.

O segredo é ter consistência, periodicidade e diversidade de conteúdo.

Quando você monta um cronograma de conteúdo, a produção e divulgação desses vídeos fica mais prático e rápido: estabeleça a quantidade de conteúdos, escolha o dia e o horário das publicações e siga com o programado.

Pense que a sua empresa determine que vai publicar seus vídeos toda quarta-feira às 18 horas, mas não publica novos conteúdos por várias semanas. Existem grandes chances dos seguidores dessa empresa perderem o interesse no canal. 

Por isso, você precisa de uma margem para imprevistos e de vídeos prontos com antecedência para garantir que seu canal esteja sempre atualizado.

Invista em qualidade.

Nossa dica é gerar uma experiência através dos seus conteúdos.

Não é preciso gastar muito, mas é ideal usar equipamentos apropriados. Não adianta oferecer um conteúdo de qualidade, onde a imagem não é nítida ou o som não é compreensível. 

Você pode gravar um vídeo caseiro respondendo perguntas de seus seguidores ou criar uma animação para transmitir alguma mensagem.

Tenha em mente que a experiência do seu público-alvo deve ser fantástica.

Use formatos diferentes do conteúdo.

Por que não testar formatos diferentes de conteúdo?

Para sair da mesmice, existe uma variedade de formatos para criar seu conteúdo e engajar-se com seu público-alvo. Não deixe de testar na sua conta e mensurar quais formatos trazem mais resultados.

Algumas dicas de categorias de vídeos são:

  • Tutoriais: Como o próprio nome indica, os tutoriais ensinam alguma técnica e ajudam a ganhar autoridade no assunto. Por exemplo, uma empresa de tecnologia que cria um vídeo mostrando como usar um novo software do mercado.
  • Vlogs: É um blog em formato audiovisual, onde sua empresa pode mostrar seu dia a dia e compartilhar a rotina de seus funcionários para criar mais proximidade com seus seguidores. Por que não mostrar o serviço da sua empresa sendo realizado, por exemplo?
  • Unboxing: É um vídeo onde sua empresa abre e usa algum produto para orientar sobre o uso do mesmo como um “test drive” — é um formato muito comum para lojas, onde podem demonstrar seus produtos em vídeo.
  • Time-lapse: É um vídeo onde a sua empresa mostra de forma rápida algo que demoraria muito para ser gravado acelerando o vídeo. Por exemplo, uma construtora cria um vídeo da obra de uma casa sendo construída — a construção de uma casa demora meses, por isso esse formato é o ideal.

Não deixe de apostar nas lives!

As lives são transmissões ao vivo e tem um grande diferencial: não precisa de edição, uma vez que o material é gravado no mesmo tempo que é divulgado. Com as lives, sua empresa pode apresentar produtos e serviços e conversar com seu público-alvo em tempo real — gerando muito mais engajamento. 

E como aparecer para seu público-alvo?

Utilize técnicas de SEO.

Uma maneira de aparecer para seu público, é utilizar as técnicas de SEO fazem com que o seu canal e os seus conteúdos do YouTube sejam encontrados com mais facilidade pelo seu público-alvo. 

Para isso, é importante aproveitar o uso de palavras-chave e usar os demais campos antes de publicar o seu conteúdo — título, descrição, legendas, categorias. 

Com isso, é possível fazer com que seu conteúdo apareça nas buscas.

Utilize a divulgação direta.

Outra maneira de divulgar o seu conteúdo é compartilhar seu canal e seus vídeos nas redes sociais da sua empresa.

Independente da rede social, é importante entender se o conteúdo do seu vídeo condiz com aquela rede social em questão — o Instagram pede vídeos mais curtos, enquanto o LinkedIn pede conteúdos mais profissionais. 

Lembre-se de divulgar o material o quanto antes para aumentar as chances de um bom resultado. 

Aposte em parcerias.

Porque não convidar alguém do interesse dos seus consumidores para criar um conteúdo com a sua empresa?

O primeiro passo, é escolher alguém que tenha uma boa audiência e um público-alvo semelhante ao seu. Não adianta uma empresa do segmento automotivo, realizar uma parceria com um influenciador de moda. 

A parceria é um dos melhores métodos para conquistar novos seguidores para o seu canal.

Fique de olho nas métricas.

Precisa saber se o seu conteúdo teve uma boa performance?

Então, identifique seus objetivos e avalie suas métricas para compreender se o seu conteúdo atingiu quem precisava.

E não adianta não ter nenhum comparativo: pesquise as médias de visualizações do seu segmento antes de determinar seus objetivos. O canal da concorrência tem quantos inscritos? Um vídeo do seu segmento tem quantas visualizações? Essas são algumas perguntas importantes para responder antes de avaliar as métricas.

Por isso, fique de olho no Youtube Analytics: a ferramenta fornece relatórios com informações importantes sobre o desempenho de cada um dos seus conteúdos.

É errando que se aprende: veja alguns erros comuns no YouTube.

Já falamos que a falta de periodicidade de conteúdo é um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas, mas ele não é o único. 

Outro erro é a motivação errada na hora de criar um vídeo. Afinal, a motivação da sua empresa deve ser criar e entregar um conteúdo de qualidade sabendo que a fama e a conversão são consequências disso.

Segundo o próprio YouTube, o consumo de vídeos online cresceu 135%. Então, a melhor forma de ter visibilidade e autoridade nessa plataforma é criar e entregar qualidade ao seu público-alvo.

Gostou das dicas sobre como montar uma estratégia de conteúdo para Youtube?

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