Como utilizar corretamente as hashtags nas redes sociais

Atingir o público correto através de conteúdos compartilhados nas redes sociais é um dos grandes desafios que envolve muita estratégia e pesquisa. Mas uma opção que pode colaborar muito para que as postagens sejam assertivas e de forma orgânica, é o uso das hashtags.

Afinal, o que são hashtags? 

Support Hashtag GIF by Banco Itaú - Find & Share on GIPHY

 

Uma hashtag é uma palavra ou frase-chave precedida pelo símbolo (#). É usada em uma postagem nas redes sociais para ajudar os interessados em determinado tópico a encontrá-los quando pesquisam por uma palavra-chave ou uma hashtag específica.

Por exemplo: Se você está postando uma receita de batata recheada no seu instagram, você pode colocar na legenda as seguintes hashtags: #receita #batatarecheada #receitadebatatarecheada e etc. O uso dessas (#) fará com que uma pessoa que esteja procurando sobre esse assunto, encontre sua postagem. Bacana, né?

Mas eu posso utilizar hashtags em todas as redes sociais? 

Apesar de terem surgido no Twitter, as hashtags se espalharam por praticamente todas as redes sociais. Entretanto, não são em todas as redes que elas surtem efeito. No Twitter e Instagram elas funcionam super bem. Nas barras de busca você consegue escrever uma hashtag e encontrar publicações relacionadas ao assunto escrito.  

 Já no Facebook, por exemplo, o uso da hashtag ainda é um mistério. Existem alguns estudos que falam que quanto mais hashtags são colocadas na publicação, menor é o seu alcance e o número de interações. Por isso, é preciso cuidado e atenção na hora de desenvolver conteúdo para as redes, afinal, elas não funcionam da mesma forma.

E em relação a quantidade, quantas devo colocar? 

No máximo seis no instagram e uma no twitter. O uso excessivo de hashtags faz com que o usuário acabe nem olhando sua publicação, por isso seja bem objetivos nas palavras que for escolher.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e compartilhe esse conhecimento em suas redes sociais.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Pesquisar conteúdo

Materiais Gratuitos

Confira também

Fale no Whatsapp