Nesses últimos meses um dos assuntos mais comentados na internet, foi o Metaverso. Mas afinal, o que é isso? Você já se imaginou fazendo parte de uma comunidade virtual através de avatares? De conseguir se conectar com o mundo todo e viajar para onde quiser por meios digitais? Pois é, Metaverso é o conceito de novo mundo virtual, e pode tomar conta da internet nos próximos anos. Será esse o próximo passo para o futuro?
Origem do Metaverso
O termo Metaverso originou-se após ser abordado em um livro de ficção científica chamado “Snow Crash”, escrito por Neal Stephenson, em 1992. A história retrata a vida de pessoas que usam o Metaverso para escapar da realidade, vivendo através de seus avatares.
Cerca de 30 anos depois do seu surgimento, o termo “Metaverso” veio a se popularizar novamente após o empresário norte-americano Mark Zuckerberg, um dos fundadores e CEO do Facebook, anunciar que a plataforma passaria a se chamar “Meta”. Segundo ele, essa mudança aconteceu para marcar a nova fase da empresa, que está focada em construir essa comunidade virtual.
Outras grandes empresas como a Microsoft, Nike, Adidas, Disney e ROBLOX também já estão trabalhando no desenvolvimento do Metaverso.
Onde podemos dizer que o metaverso já está inserido?
O Metaverso ainda não existe completamente, porém existem alguns exemplos de projetos e plataformas que podemos similar com esse novo mundo.O próprio Facebook desenvolveu uma plataforma chamada Horizons Workroom, um espaço virtual que simula reuniões, onde os avatares podem interagir.
Outro grande exemplo, aconteceu dentro do Game FORTNITE, onde o rapper americano Travis Scott e a cantora Ariana Grande fizeram uma apresentação virtual ao vivo para pelo menos 12 milhões de jogadores. A experiência virtual contava com a venda de cosméticos que personalizam seus personagens como os artistas.
A empresária Bianca Andrade, fundadora da marca Boca Rosa Company, holding de Boca Rosa Hair e Boca Rosa Beauty, como uma grande referência em estratégias de marketing, não podia ficar de fora desse próximo domínio da internet. E recentemente lançou a Pink, sua própria avatar, como uma influenciadora virtual e com o objetivo de levar inovação para suas marcas.
A Coca-Cola Creations, plataforma de inovação da marca de bebidas, anunciou a nova Coca-Cola Zero Sugar Byte, o primeiro sabor inspirado no Metaverso.
Os parques da Disney também estão começando a investir no Metaverso! As mudanças vão trazer mais interatividade para seus visitantes!
Líderes políticos também já utilizam do Metaverso, como o Presidente Jair Bolsonaro, que realizou uma reunião com o Ministro das Comunicações.
Quais serão os próximos passos?
Apesar desta tecnologia estar muito próxima da humanidade, ainda existem dificuldades para aqueles que trabalham nisso. O principal conceito do metaverso é reunir comunidades do mundo todo virtualmente, contudo, a velocidade da internet seria um impasse, já que não é veloz em todas as partes do mundo.
Outro ponto, seria o fluxo de banco de dados. Em um mundo 100% virtual, seremos completamente monitorados, portanto, a Política de Privacidade de Dados necessita ser redobrada. E então, você já está preparado para dar o próximo passo para o futuro?
O termo Metaverso remete a uma nova camada capaz de integrar o mundo real ao digital, por meio de tecnologias como realidade virtual ou aumentada, podendo também utilizar hologramas. Assim, em um jogo, por exemplo, o usuário tem experiências mais reais, o que aumenta sua motivação e engajamento.
Por que o varejo deve investir no Metaverso?
Imagine criar uma loja virtual em que os consumidores podem conferir os produtos de perto e até mesmo experimentá-los, como se estivessem em um estabelecimento físico?
É isso que o Metaverso pode possibilitar para o varejo. As vantagens são tantas, que segundo uma pesquisa da Bloomberg Intelligence, o mercado do Metaverso poderá atingir um valor de US$ 800 bilhões já em 2024.
Ou seja, é uma tendência em plena expansão e que você deve conhecer se quiser acompanhar as novidades do mercado. Se estabelecendo como um ambiente em expansão, é bom manter a atenção voltada para o Metaverso.
A PD3 Digital está sempre atenta às novidades do marketing e pronta para atender sua empresa!