Até bem pouco tempo atrás, quando fazíamos uma compra, recorríamos à propaganda de revistas, jornais, anúncios de TVs, rádios, outdoors ou até mesmo pelo velho e bom “boca a boca”. Da nossa necessidade de adquirir algo até a compra propriamente dita, levávamos horas, dias!
Além disso, tínhamos poucos detalhes sobre o produto e o comparativo de preço era complicado, às vezes impossível. Isso mudou radicalmente com o advento da internet, que revolucionou a relação entre consumidor e mercado.
Porém, vender nesse universo também passou a exigir novas ferramentas e muita criatividade. Também passou a ser exigência fundamental ter PRESENÇA DIGITAL, ou seja, pontos de contatos que identifique sua marca com seu público alvo.
Atualmente, não ter PRESENÇA DIGITAL é o mesmo que estar condenado ao desaparecimento precoce do mercado. Para se dar bem no ciberespaço, não basta apenas ter um site bonitinho para alavancar suas vendas ou fixar sua marca no Facebook, Linkedin, Instagram, Whatsapp, Twitter, etc.
Ter PRESENÇA DIGITAL, primeiramente, não significa simplesmente marcar território nas redes sociais ou nos demais canais citados acima. Além de saber usar bem essas ferramentas, também é crucial ter um plano de marketing contínuo, estreitando a relação com seus clientes e, paralelamente, ganhando visibilidade e confiança do mercado.
Importantíssimo também é cativar o público alvo, coisa que não é tarefa fácil. Exige conteúdo de qualidade, regularidade e que captem a atenção de seus consumidos já nos primeiros segundos de buscas. Isso se faz com informações precisas, claras e concisas, que saciem a sede de informação do internauta.
Feito isso, o próximo passo é manter o público interessando em seus produtos e serviços. E isso se dá com um bom relacionamento, turbinado pela geração de leads.
Assim, torna-se possível conhecer a fundo seu público alvo, respondendo perguntas como, quem são, o que buscam, o que esperam de sua marca, etc. Finalmente, enfatize a quão boa é sua empresa e cuide muito bem do relacionamento com seu público alvo.
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ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA SEU SITE
1) Certifique que todas as funcionalidades dele funcionem de maneira correta.
2) Verifique a velocidade de navegação (pesquisas recentes mostram que um usuário espera até 5 segundos para um site ou uma página do site abrir, se demorar mais, ele sai e procura outro).
3) Responsivo, ou seja, que se adapte aos smartphones, pois mais de 90% do acessos são feitos por dispositivos móveis.
4) Que ofereça um atendimento online que pode ser feita por robôs (chatbot) ou mesmo atendentes.
5) Tenha vários canais disponíveis, além do e-mail, e do formulário de contato, telefone fixo e celular, disponibilize messengers como whatsapp, skype e outros.