Atualmente, além de relacionar pessoas, as redes sociais também transformaram a forma como as empresas se relacionam. Saiba tudo sobre: Redes Sociais: conheça as mais usadas no Brasil e como utilizá-las!
Desde 2020, após a pandemia do covid-19, notamos uma mudança significativa nos hábitos de uso das redes sociais. O consumo de informações nos mais variados formatos dentro das mídias sociais aumentou significativamente.
Uma pesquisa realizada no final de 2022 relata que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 46 minutos por dia conectados às redes sociais.
No Marketing Digital, as redes sociais são canais importantes para fortalecer a marca e atrair o público-alvo. E, para identificar em quais sua audiência está e fazer bom uso delas, é necessário conhecer as mais utilizadas.
Para isso, separamos uma lista com as 6 redes sociais mais usadas no Brasil e como utilizá-las ao favor da sua empresa:
Redes Sociais: conheça as mais usadas no Brasil e como utilizá-las!
Ele passou a ser a rede social mais usada do Brasil em 2023. Pesquisas apontam que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 169 milhões de usuários.
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens imediatas e ele pode ser uma ferramenta importante de otimização para as empresas, já que traz recursos de uma comunicação rápida e fácil.
Muitas empresas adotam o botão do WhatsApp em outras plataformas, como por exemplo, em sites. Assim, os leads caem direto na conversa e são atendidos com mais agilidade, sendo possível assim, fecharem o negócio, já que hoje as pessoas priorizam a facilidade e resposta imediata.
Outra opção é o chatbot, que gera respostas personalizadas imediatas. Assim, o seu cliente terá um breve retorno, até o momento em que poderá ser realmente atendido.
Cada vez mais as empresas estão se posicionando no WhatsApp. A Meta, dona do app, diz que 5 milhões de PMEs já têm contas ativas no WhatsApp Business.
YouTube
Com mais de 2,51 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de visualizações de vídeos diariamente, o YouTube é a principal plataforma online exclusivamente de vídeos atualmente.
Há uma grande variedade de temas abordados nessa, desde canais de entretenimento até dicas e informações. Recentemente, o YouTube aprimorou seu sistema de hashtags, reforçando sua característica de rede social.
Devido à consolidação do formato de vídeo como meio de distribuição de conteúdo, é uma boa opção investir nessa plataforma para alcançar o público desejado.
Atualmente, o Instagram é a rede mais popular para a expansão de uma marca, por conta dos seus diferentes formatos de comunicação, como por exemplo, fotos, vídeos, reels, lives, enquetes e outros métodos que geram interação com o público.
Ter uma conta no Instagram é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma dinâmica e interativa, além de humanizar a marca mostrando os bastidores, por exemplo.
A própria rede já percebeu que além de um meio para entreter pessoas, eles também conectam as empresas com seus clientes, e estão cada vez mais focados em proporcionar compras e vendas dentro da própria plataforma.
Gere valor para a sua marca nesse aplicativo, pois muitos clientes buscam informações dentro dele!
O Facebook estava em primeiro lugar no ranking das redes sociais mais usadas no Brasil em 2020 e 2021, mas perdeu a liderança em 2022.
Porém, segue sendo a rede mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,95 bilhões de contas ativas, sendo 109 milhões delas brasileiras.
O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades. Serve para gerar negócios, além de conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros.
Pessoas mais velhas preferem se manter conectadas ao Facebook, do que migrar para o Instagram, por exemplo.
TikTok
A nova queridinha da internet vem se destacando e crescendo cada vez mais. O Tik Tok é uma das redes sociais mais usadas no Brasil por adolescentes, celebridades, humoristas, artistas e também, empresas.
Além de ser uma rede de distração e entretenimento, também traz conteúdos relevantes, como notícias e informações.
Mais de 82 milhões de usuários são brasileiros com a faixa etária de +18, portanto com potencial de serem impactados por anúncios. Se esse é o seu público-alvo, essa rede será interessante para a sua marca.
A rede social mais abrangente para profissionais têm se transformado em uma plataforma semelhante a outros sites, apresentando vídeos, fotos e lives ao vivo. Contudo, seu foco está em contatos profissionais.
Outro grande diferencial consiste nas comunidades, que agregam indivíduos interessados em algum tema, profissão ou mercado específico.
Inúmeras empresas fazem uso dessa rede social para recrutar profissionais, estabelecer conexões em comunidades e compartilhar experiências. Consequentemente, a rede social tem sido atualmente a 6ª mais utilizada no Brasil, contando com 63 milhões de usuários ativos.
Agora que você já sabe quais são as redes sociais mais utilizadas, é o momento de entender quais fazem sentido e aplicá-las para os resultados do seu negócio. Se você não sabe por onde começar, nós podemos te ajudar!
Leia mais: Marketing 5.0: pilares, importância e como aplicar