Redes Sociais: conheça as mais usadas no Brasil e como utilizá-las!

Atualmente, além de relacionar pessoas, as redes sociais também transformaram a forma como as empresas se relacionam. Saiba tudo sobre: Redes Sociais: conheça as mais usadas no Brasil e como utilizá-las!

Desde 2020, após a pandemia do covid-19, notamos uma mudança significativa nos hábitos de uso das redes sociais. O consumo de informações nos mais variados formatos dentro das mídias sociais aumentou significativamente.

Uma pesquisa realizada no final de 2022 relata que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 46 minutos por dia conectados às redes sociais. 

No Marketing Digital, as redes sociais são canais importantes para fortalecer a marca e atrair o público-alvo. E, para identificar em quais sua audiência está e fazer bom uso delas, é necessário conhecer as mais utilizadas.

Para isso, separamos uma lista com as 6 redes sociais mais usadas no Brasil e como utilizá-las ao favor da sua empresa:

Redes Sociais: conheça as mais usadas no Brasil e como utilizá-las!

WhatsApp

 Redes Sociais: conheça as mais usadas no Brasil e como utilizá-las!

Ele passou a ser a rede social mais usada do Brasil em 2023. Pesquisas apontam que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 169 milhões de usuários.

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens imediatas e ele pode ser uma ferramenta importante de otimização para as empresas, já que traz recursos de uma comunicação rápida e fácil.

Muitas empresas adotam o botão do WhatsApp em outras plataformas, como por exemplo, em sites. Assim, os leads caem direto na conversa e são atendidos com mais agilidade, sendo possível assim, fecharem o negócio, já que hoje as pessoas priorizam a facilidade e resposta imediata. 

Outra opção é o chatbot, que gera respostas personalizadas imediatas. Assim, o seu cliente terá um breve retorno, até o momento em que poderá ser realmente atendido.

Cada vez mais as empresas estão se posicionando no WhatsApp. A Meta, dona do app, diz que 5 milhões de PMEs já têm contas ativas no WhatsApp Business.

YouTube

 Redes Sociais: conheça as mais usadas no Brasil e como utilizá-las!

Com mais de 2,51 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de visualizações de vídeos diariamente, o YouTube é a principal plataforma online exclusivamente de vídeos atualmente. 

Há uma grande variedade de temas abordados nessa, desde canais de entretenimento até dicas e informações. Recentemente, o YouTube aprimorou seu sistema de hashtags, reforçando sua característica de rede social. 

Devido à consolidação do formato de vídeo como meio de distribuição de conteúdo, é uma boa opção investir nessa plataforma para alcançar o público desejado.

Instagram

 

 Redes Sociais: conheça as mais usadas no Brasil e como utilizá-las!Atualmente, o Instagram é a rede mais popular para a expansão de uma marca, por conta dos seus diferentes formatos de comunicação, como por exemplo, fotos, vídeos, reels, lives, enquetes e outros métodos que geram interação com o público.

Ter uma conta no Instagram é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma dinâmica e interativa, além de humanizar a marca mostrando os bastidores, por exemplo. 

A própria rede já percebeu que além de um meio para entreter pessoas, eles também conectam as empresas com seus clientes, e estão cada vez mais focados em proporcionar compras e vendas dentro da própria plataforma.

Gere valor para a sua marca nesse aplicativo, pois muitos clientes buscam informações dentro dele!

Facebook

 Redes Sociais: conheça as mais usadas no Brasil e como utilizá-las!

O Facebook estava em primeiro lugar no ranking das redes sociais mais usadas no Brasil em 2020 e 2021, mas perdeu a liderança em 2022.

Porém, segue sendo a rede mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,95 bilhões de contas ativas, sendo 109 milhões delas brasileiras.

O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades. Serve para gerar negócios, além de conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros.

Pessoas mais velhas preferem se manter conectadas ao Facebook, do que migrar para o Instagram, por exemplo.

TikTok

A nova queridinha da internet vem se destacando e crescendo cada vez mais. O Tik Tok é uma das redes sociais mais usadas no Brasil por adolescentes, celebridades, humoristas, artistas e também, empresas. 

Além de ser uma rede de distração e entretenimento, também traz conteúdos relevantes, como notícias e informações. 

Mais de 82 milhões de usuários são brasileiros com a faixa etária de +18, portanto com potencial de serem impactados por anúncios. Se esse é o seu público-alvo, essa rede será interessante para a sua marca.

LinkedIn

A rede social mais abrangente para profissionais têm se transformado em uma plataforma semelhante a outros sites, apresentando vídeos, fotos e lives ao vivo. Contudo, seu foco está em contatos profissionais.

Outro grande diferencial consiste nas comunidades, que agregam indivíduos interessados ​​em algum tema, profissão ou mercado específico.

Inúmeras empresas fazem uso dessa rede social para recrutar profissionais, estabelecer conexões em comunidades e compartilhar experiências. Consequentemente, a rede social tem sido atualmente a 6ª mais utilizada no Brasil, contando com 63 milhões de usuários ativos.

Agora que você já sabe quais são as redes sociais mais utilizadas, é o momento de entender quais fazem sentido e aplicá-las para os resultados do seu negócio. Se você não sabe por onde começar, nós podemos te ajudar! 

A PD3 Digital está sempre conectada às novidades do mercado e pronta para atender você e sua empresa!

Leia mais: Marketing 5.0: pilares, importância e como aplicar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Pesquisar conteúdo

Materiais Gratuitos

Confira também