É bem verdade que no mundo moderno a internet é o vírus que predomina, qualquer que seja o assunto lá está. Diante dessa explosão de acesso, as redes sociais foram ganhando espaço e de um modo geral tornaram-se manias e “necessidades” mundiais.
As poucas pessoas que não tem contato com o mundo virtual, não conseguem imaginar a força que esses meios de comunicação exercem sobre os consumidores finais. Esse poder existe, pois nos dias de hoje é muito comum encontrar pessoas que estão conectadas 24 horas, seja em computadores, tablets e smartphones, em contra partida raramente se vê pessoas com revistas e jornais andando pelas ruas.
Além das tradicionais redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, Google+, YouTube e Instagram, podemos citar os BLOGS como uma grande fonte de interação, informação e entretenimento. Para os mais variados assuntos sempre tem um blog que discute o tema, assim, 90% das pessoas que acessam a internet já leu ou lê diariamente um blog. Uma pessoa comum, ou seja, quem não está intimamente ligada com o setor publicitário, reagiria de forma normal, mas um profissional da propaganda deve perceber que as redes sociais e a publicidade formam um casal perfeito.
As redes sociais causam tanto impacto, que se lançarmos uma pesquisa com pessoas comuns, com idade entre 15 e 60 anos e perguntar: “Ao que mais você tem acesso no seu dia-a-dia?” e termos as seguintes opções de respostas: “revistas, jornais ou redes sociais”, com toda certeza, redes sociais será o mais respondido.
Se em seguida, continuarmos o questionamento, com a pergunta: “Você já quis comprar ou comprou algum produto influenciado por algum post ou vídeo lançado em alguma rede social?” Com certeza também, a maioria das respostas será “sim”. Isso acontece porque o público busca opiniões, informações na internet por meio de redes sociais ou blogs, se existem comentários favoráveis ao produto que supostamente quer adquirir, isso vai impulsionar o consumidor a comprar, gerando reflexo direto no mercado publicitário.
Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International, o consumidor brasileiro costuma consultar sites na internet antes de fazer uma compra ou contratar um serviço.
De acordo com o levantamento, 92% dos internautas ouvidos disseram acessar a web para pesquisar ou comprar produtos e serviços em sites de e-commerce e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs. O estudo aponta, ainda, que 56% dos usuários comentam em blogs, 42% leem posts de desconhecidas, 63% deixam registradas opiniões sobre experiências com a aquisição de produtos e serviços e 52% declararam acessar a internet para obter informações sobre o que pretendem comprar. A pesquisa também aponta que 50% dos entrevistados já mudaram de opinião sobre uma compra ou aquisição de um serviço ao encontrarem opiniões negativas e 28% fecharam negócio em função de relatos de outros consumidores.
Os blogs superam as redes sociais quando o assunto é a influência no poder de compra do consumidor/usuário. Essa foi uma das revelações principais do Relatório 2013 Technorati sobre a influência digital.
Entre as razões principais pelas quais os blogs superam as redes sociais estão o rankeamento nos mecanismos de pesquisa, confiança e popularidade dos blogs. Vamos conhecer algumas das principais conclusões do estudo, baseado no resumo feito pelo Social Media Examiner:
Segundo conclusões do estudo, baseado no resumo feito pela Social Media Examiner, depois dos sites de varejos e do próprio site das marcas, os blogs são os maiores influenciadores da decisão de compra dos usuários. Quase empatado, o Facebook também exercee papel importante na decisão de compra dos usuários.
A pessoas confiam mais nos blogueiros pois acreditam que eles tendem a ser “imparciais” e honestos nos seus reviews e opiniões sobre os produtos. Eles falam sobre aspectos positivos e negativos, comparam com outro produto, e isso ajuda os usuários a pensarem e decidirem sobre o que querem.
As comunidades menores são tidas como mais confiáveis pelos usuários, sendo assim, mais da metade dos usuários entrevistados concordaram com o fato de que comunidades menores tendem a ser mais confiáveis. O real valor de uma comunidade é a capacidade dela de discussão, de compartilhar informação de qualidade e aprender com os colegas. Raramente o valor vem do tamanho da comunidade.
As pessoas e consumidores pensam dessa maneira, mas as marcas insistem em focar nos números gigantescos, buscando um efeito viral, assim acabam perdendo em valor, identidade e qualificação do grupo.
Nem sempre popularidade é convertida em confiança. Se você quiser se tornar mais influente na sua comunidade online, as marcas devem focar em conteúdos de qualidade, geração de valor, agregação de informação e relacionamentos com laços fortes.
Com essas informações podemos afirmar que tanto as redes sociais, quanto, os blogs conquistam a cada dia mais respeito, espaço e o tão merecido reconhecimento de empresas e usuários.
Repercutem nos meios de comunicação tradicionais de forma significativa, pois são consideradas ferramentas de grande importância e potencial. Tanto é verdade que a maioria das grandes e renomadas empresas, testaram e aprovaram e utilizam essas ferramentas, pois viram que as redes sociais realmente exercem grande influencia nos internautas para compra.
Ano passado, a montadora General Motors surpreendeu a todos ao afirmar que iria desistir de anunciar no Facebook. A alegação é que o investimento não dava efetivamente retorno algum para a marca e muito menos impacto com relação ao fornecedor.
Entretanto, a marca parece ter desistido de ficar longe da rede social. Hoje o “Wall Street Journal” publicou uma matéria que registra o primeiro anúncio da GM após quase um ano de inatividade no Facebook.
Isso nos faz acreditar que aquela velha frase: “quem não é visto não é lembrado” possui grande valia e pode ser utilizada para as empresas que não estão na internet e nas redes sociais.
Portanto, àqueles que ainda resistem aos poderes da rede, está provado e atestado que eles funcionam, não perca mais tempo, afinal, tempo é dinheiro!