Notícias

Trabalho e tecnologia: Profissões do futuro lideram o mercado

O mercado de trabalho vem sofrendo muitas mudanças, devido ao surgimento de novas tecnologias. Em consequência dessas modificações algumas profissões foram substituídas ou deixaram de existir, muitas atividades podem ser feitas através de softwares, ou seja, estão sendo realizadas por programas de computador.  O lado positivo dessas recentes mudanças, é que várias outras profissões estão surgindo, tornando o mercado de trabalho mais atrativo.

Existem diversos trabalhos que se adaptaram ou migraram de vez para o universo “online”, como, jornalistas, vendedores, publicitários, assessorias, e afins. Isso aconteceu porque o público, leitor e clientes estão o tempo todo conectados à internet e redes sociais.

Graças à inclusão digital algumas profissões ganharam o mercado de trabalho, por exemplo, Especialista em Análise de Web, Web Designer, Profissionais de TI, Engenheiros de Software, Analista de Tráfego de Web, entre outras. Essas áreas exigem formação superior e constante estudos para acompanhar as mudanças tecnológicas do dia a dia.

Diversas profissões ligadas à área da comunicação ganham destaque no ano de 2017, Gestor de marketing e Gerente de trade marketing são algumas delas. Essas funções são importantes, pois ajudam a alavancar as vendas da empresa e ainda consolidar a marca nesse momento econômico de grande competitividade.

Outra profissão que surgiu recentemente, e deve crescer esse ano, é a de Especialista em UX (experiência do usuário), que visa interagir com a empresa em ambiente virtual ou não. Seu objetivo é melhorar o relacionamento da empresa com o consumidor. No mundo digital, espaços físicos e virtuais convergem e as empresas precisam entender qual a melhor maneira para interagir com clientes.

O Especialista em UX se assemelha à função de Gerente de Mídias Sociais, que promete ganhar o mercado de trabalho nos próximos anos. O que difere uma atividade da outra é que o Especialista em UX foca em todo ambiente virtual, já o Gerente de Mídias Sociais, trabalha diretamente com as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube, etc). Embora as mídias sociais sejam de fundamental importância para as organizações, podem ser aliadas como muito perigosas para a reputação da empresa caso não sejam bem administradas.

Ainda no ramo de comunicação em redes sociais, a função de Social Media ganha destaque. O Profissional é responsável pela atualização de páginas oficiais de empresas nas principais redes sociais, para garantir que o público consumidor esteja sempre recebendo novos conteúdos por meio destes perfis.

É fato que as novas tecnologias e mudanças no mercado de trabalho assustam muitos profissionais, porém essas transições e variações na rotina de uma empresa são necessárias. O mercado exige tais transformações, cabe ao profissional, seja ele da área de comunicação ou não, buscar se adaptar aos novos modelos de negócios e se preparar, através de graduação, cursos e ficando atendo aos novos recursos que a tecnologia oferece.