Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua EstratĂ©gia De Marketing Digital đŸ€”

Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital

100% das pessoas que estão lendo esse texto provavelmente jå utilizaram os famosos emoticons ou emojis em conversas no Whatsapp ou nas redes sociais, não é mesmo? Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital neste artigo!

NĂŁo Ă© novidade que eles vĂȘm dominando as mĂ­dias digitais e se tornando cada dia mais populares.  AlĂ©m de criativos e divertidos, eles podem auxiliar no engajamento das publicaçÔes entre as mĂ­dias. Uma estratĂ©gia que pode gerar vendas para o seu negĂłcio!  👏👏

E tem mais, vocĂȘ sabia que o nosso cĂ©rebro os reconhece da mesma forma que rostos reais? Para saber mais sobre esse tema e como utilizĂĄ-los de maneira adequada, continue essa leitura!

Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital neste artigo!

Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital

Qual a diferença entre emoticons e emojis? đŸ€”

Embora muitas pessoas  pensem que  os termos tĂȘm os mesmos significados,  a verdade Ă© que as palavras dizem respeito a conceitos que sĂŁo bastante diferentes.

Os emoticons foram criados em 1982 pelo norte-americano Scott Fahlman, que na Ă©poca trabalhava para a Universidade de Carnegie Mellon. Sendo usuĂĄrio de um sistema de comunicação online muito rudimentar – uma espĂ©cie de antecessor remoto do WhatsApp –, Fahlman propĂŽs que seus amigos da instituição passassem a usar um 🙂 para indicar mensagens cĂŽmicas e 🙁 para representar recados sĂ©rios.

Tendo se espalhado rapidamente pela universidade e posteriormente por todo o mundo, esses rostinhos foram apelidados como emoticon, uma junção entre as palavras emotion (emoção) e icon (Ă­cone). Ou seja: um emoticon Ă© uma representação grĂĄfica de uma emoção feita atravĂ©s dos caracteres que vocĂȘ tem Ă  disposição em seu teclado e nada mais. 

Jå os emojis podem ser considerados uma evolução dos emoticons e são bem mais recentes. Eles foram criados na década de 90 pela NTT DoCoMo, considerada a maior empresa de telefonia móvel do Japão. Quer saber mais: Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital.

Confira na imagem:

Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital

Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital

Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital

👉Como o nosso cĂ©rebro interpreta emoticons? 

O cérebro os interpreta da mesma forma que a expressão de um rosto humano.

As correntes cerebrais de participantes de dois testes, conduzidos por pesquisadores da Universidade Tokyo Denki, no Japão, e da Universidade de Flinders, na Austrålia, foram medidas enquanto olhavam para imagens de rostos humanos, felizes e tristes, e emoticons demonstrando os mesmos sentimentos. Em ambos os casos, notou-se que a região do cérebro responsåvel por interpretar sentimentos foi ativada durante o experimento.

Isso significa que depois de olharmos para um emoticon durante um longo perĂ­odo, nosso cĂ©rebro aprende que rostos desenhados por pontos e parĂȘnteses sĂŁo equivalentes a certas expressĂ”es faciais humanas. Para ter mais informaçÔes leia este artigo publicado na revista Wired!

Como usĂĄ-los no Marketing Digital? đŸ’»đŸ’»

Em Marketing Digital, eles também estão marcando sua presença. Segundo uma pesquisa realizada pela Experian, 56% das marcas que utilizaram emoji para tornar mais atrativos seus assuntos de e-mail obtiveram uma maior taxa de abertura.

AlĂ©m disso, o RelatĂłrio de TendĂȘncias de Emoji 2019 realizado pela Adobe mostrou que quando um e-mail chega com emoji no assunto, aumentam as chances de que ele seja aberto.

E tem mais: 44% que participaram da entrevista afirmaram que os produtos anunciados com emoticons tornam-se muito mais atrativos. Entre os itens favoritos a receberem emojis estão as refeiçÔes, ingressos de cinema e roupas.

📣Eles tambĂ©m estĂŁo presentes nas redes sociais! 

Os emojis sĂŁo mais usados em aplicativos de mensagem de texto (82%), como o WhatsApp. Entre as redes sociais, o Facebook Ă© onde mais se usa emojis (42%) — bem mais do que no Instagram (21%), Snapchat (18%) e, por Ășltimo, no Twitter (6%). Nos e-mails, SMS e atĂ© aplicativos de encontro, os emojis tambĂ©m se fazem presentes.

EstatĂ­sticas sobre o uso de emojis/emoticons nas redes sociais

Instagram

  • Segundo a pesquisa da Quintly  emoticons sĂŁo usados em 56% dos perfis na rede;
  • O uso de emojis cresceu 20%;
  • Posts com emoji geram mais engajamento, cerca de 17% mais.

Outras redes sociais

  • O uso de emojis aumenta em 25,4% o engajamento no Twitter;
  • No Facebook, o nĂșmero de likes aumenta em atĂ© 57% com o uso dos caracteres, jĂĄ comentĂĄrios e compartilhamentos aumentam 33%;
  • 72% das pessoas abaixo de 25 anos usam emoticons e emojis frequentemente;
  • JĂĄ entre pessoas de 25 a 29 anos sĂŁo 75,9%;
  • Entre 30-35 anos esse nĂșmero chega a 68,3%;
  • Acima de 35 anos temos 62,3% de uso;
  • 92% dos usuĂĄrios de internet usam emojis.

Como usĂĄ-los nas redes sociais? đŸ€š

Nas redes sociais, vocĂȘ pode usar emojis para deixar o texto da publicação mais visual e divertido, utilizando aqueles que se adequam ao assunto tratado. TambĂ©m Ă© interessante usar setas para ➡destacar palavras,⬅ apontar links ou CTAs.

Veja alguns exemplos de como utilizamos os emojis em redes sociais:

ITAÚ 

Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital

Em postagens em suas redes sociais, como nesse tweet, e até mesmo em conversas nos chats, é possível ver os emojis, sempre usados da maneira certa, para reforçar algo que foi falado e humanizar o contato.

 

Disney

 

 

Quando as postagens sĂŁo sobre suas princesas, o emoji da coroa Ă© utilizado. Simples, intuitivo e ilustrativo, exatamente como deve ser feito!

McDonald’s

 

 

A marca tem mandado bem na hora de ilustrar suas postagens e tornar a comunicação ainda mais leve e engraçada. Uma prova é o post da campanha de divulgação do novo Picanha Bacon Crispy no seu perfil do Instagram.

Campanhas que deram certo đŸ€đŸ‘

Vencedora do Titanium em Cannes Lions 2015, a Domino’s Pizza lançou uma promoção onde o pedido era feito atravĂ©s do emoji de pizza (). Segundo informaçÔes, a ação rendeu 500 pedidos apenas no primeiro dia:

 

Para divulgar a opção digital, o Banco ItaĂș surpreendeu ao representar o single da campanha com emojis, atravĂ©s de vĂ­deos curtos. Este em especĂ­fico, gerou mais de 5 milhĂ”es de visualizaçÔes e diversos elogios nos comentĂĄrios. Veja:

Saindo um pouco da versĂŁo em vĂ­deos, a cerveja Bud Light faz questĂŁo de usar, com muita criatividade, os emojis em sua conta do Twitter:

 

👍 Quando usar 

Eles são ótimos para reforçar o que estå sendo escrito, ou até mesmo para expressar algum sentimento. Por isso, hå momentos específicos em que eles fazem toda diferença, sendo os principais:

  • no assunto de um e-mail para reforçar o tema;
  • no atendimento para humanizar a fala e se aproximar do cliente;
  • em publicaçÔes de redes sociais para reforçar sentimentos;
  • em anĂșncios publicitĂĄrios, sempre que o tema for leve.

👎 Quando não usar


A escolha errada de um emoji ou  emoticons pode gerar confusĂŁo! Mas, calma, vocĂȘ sĂł vai errar se utilizar desse recurso em ocasiĂ”es como essas:

  • assuntos sĂ©rios;
  • atendimento em que o cliente estĂĄ muito insatisfeito;
  • referĂȘncias inadequadas ao seu pĂșblico, como em conotaçÔes sexuais ou gestos obscenos;
  • exagero, aplicando um emoji em toda frase ou vĂĄrias vezes ao longo de um conteĂșdo.

Use-os no marketing com moderação, na hora certa e com relação direta ao assunto é certeza de sucesso! Aproveite para usar esses elementos que estão nos dedos do povo e chegaram para ficar!

Para saber como utilizå-los, siga essas dicas: 

🚹Defina o perfil de seu cliente

O primeiro passo é estabelecer o perfil do cliente a quem se direciona suas açÔes. Defina a maneira que a sua persona, (cliente ideal) se comunica para conseguir acertar na hora de usar os emojis. Uma boa maneira de identificar isso é através de pesquisas e testes.

🚹Entenda o significado 

É preciso conhecer o significado de um carĂĄter antes de utilizĂĄ-lo em sua campanha de marketing, ou em interaçÔes com usuĂĄrios.

🚹Humanize as mensagens de sua empresa com emojis

O mais indicado é utilizar nas interaçÔes em tempo real como em comentårios ou elogios, por exemplo. 

🚹Fique ligado nas novidades

Fique atento às atualizaçÔes desses caracteres, pois um deles pode cair como uma luva em suas mensagens, seja pensando no perfil da sua marca, seja na persona de sua empresa.

Quais são os 5  emoticons mais usados?

😀 Sorridente

Essa carinha feliz mostrando os dentes Ă© o emoji perfeito para descrever felicidade ou alegria pela mensagem recebida.

👍 Polegar para cima

Indica um “ok” ou um sinal de aprovação. 

đŸ„ł Comemorando

Esse emoji vai especialmente para os dias em que estamos em festa. Ele tem um chapeuzinho e uma língua de sogra, rodeado de confetes, marcando características de comemoraçÔes.

đŸ’Ș Braço flexionado

O braço flexionado pode indicar treino de força, como musculação e crossfit, mas tambĂ©m Ă© usado para indicar “Vamos, força! VocĂȘ consegue!” ou, atĂ© mesmo sobre a prĂłpria pessoa, “Eu fiz isso, porque sou forte \ porque consigo”.

👏Aplausos

Bravo, muito bem! Esse emoji mostra duas mãos batendo palmas e é usado principalmente para expressar consentimento e apreciação. Também pode ser usado sarcasticamente, se algo realmente não merece nenhum aplauso!

Use-os com cautela.

Onde pegar emojis/emoticons na web?

1 – Emoji Keyboard

O Emoji Keyboard Ă© uma extensĂŁo para o Google Chrome. Com ela, vocĂȘ poderĂĄ abrir um teclado virtual no navegador e utilizar os diversos emojis que a ferramenta oferece.

Para adicionar, acesse a Chrome Web Store para ExtensÔes, pesquise por Emoji Keyboard e clique no botão Usar no Chrome.

2 – PiliApp (Símbolos Facebook)

O pt.piliapp.com/facebook-symbols/ é um site repleto de emojis e demais símbolos para copiar e colar onde quiser. 

Na barra lateral esquerda do site, vocĂȘ pode conferir tambĂ©m a pĂĄgina SĂ­mbolos para Twitter.

3 – Get Emoji

O getemoji.com também é um site para copiar e colar emojis na web. São diversas opçÔes para incrementar suas publicaçÔes.

Se vocĂȘ precisa de ajuda para te auxiliar em questĂ”es relacionadas ao marketing, site e muito mais entre em contato com a Pd3 Digital!

Somos especialistas no assunto e podemos te ajudar a implementar novas ferramentas e dar uma cara nova para o seu site.

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