100% das pessoas que estão lendo esse texto provavelmente já utilizaram os famosos emoticons ou emojis em conversas no Whatsapp ou nas redes sociais, não é mesmo? Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital neste artigo!
Não é novidade que eles vêm dominando as mídias digitais e se tornando cada dia mais populares. Além de criativos e divertidos, eles podem auxiliar no engajamento das publicações entre as mídias. Uma estratégia que pode gerar vendas para o seu negócio!
E tem mais, você sabia que o nosso cérebro os reconhece da mesma forma que rostos reais? Para saber mais sobre esse tema e como utilizá-los de maneira adequada, continue essa leitura!
Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital neste artigo!
Qual a diferença entre emoticons e emojis?
Embora muitas pessoas pensem que os termos têm os mesmos significados, a verdade é que as palavras dizem respeito a conceitos que são bastante diferentes.
Os emoticons foram criados em 1982 pelo norte-americano Scott Fahlman, que na época trabalhava para a Universidade de Carnegie Mellon. Sendo usuário de um sistema de comunicação online muito rudimentar – uma espécie de antecessor remoto do WhatsApp –, Fahlman propôs que seus amigos da instituição passassem a usar um 🙂 para indicar mensagens cômicas e 🙁 para representar recados sérios.
Tendo se espalhado rapidamente pela universidade e posteriormente por todo o mundo, esses rostinhos foram apelidados como emoticon, uma junção entre as palavras emotion (emoção) e icon (ícone). Ou seja: um emoticon é uma representação gráfica de uma emoção feita através dos caracteres que você tem à disposição em seu teclado e nada mais.
Já os emojis podem ser considerados uma evolução dos emoticons e são bem mais recentes. Eles foram criados na década de 90 pela NTT DoCoMo, considerada a maior empresa de telefonia móvel do Japão. Quer saber mais: Veja Como Utilizar Emoji E Emoticons Na Sua Estratégia De Marketing Digital.
Confira na imagem:
Como o nosso cérebro interpreta emoticons?
O cérebro os interpreta da mesma forma que a expressão de um rosto humano.
As correntes cerebrais de participantes de dois testes, conduzidos por pesquisadores da Universidade Tokyo Denki, no Japão, e da Universidade de Flinders, na Austrália, foram medidas enquanto olhavam para imagens de rostos humanos, felizes e tristes, e emoticons demonstrando os mesmos sentimentos. Em ambos os casos, notou-se que a região do cérebro responsável por interpretar sentimentos foi ativada durante o experimento.
Isso significa que depois de olharmos para um emoticon durante um longo período, nosso cérebro aprende que rostos desenhados por pontos e parênteses são equivalentes a certas expressões faciais humanas. Para ter mais informações leia este artigo publicado na revista Wired!
Como usá-los no Marketing Digital?
Em Marketing Digital, eles também estão marcando sua presença. Segundo uma pesquisa realizada pela Experian, 56% das marcas que utilizaram emoji para tornar mais atrativos seus assuntos de e-mail obtiveram uma maior taxa de abertura.
Além disso, o Relatório de Tendências de Emoji 2019 realizado pela Adobe mostrou que quando um e-mail chega com emoji no assunto, aumentam as chances de que ele seja aberto.
E tem mais: 44% que participaram da entrevista afirmaram que os produtos anunciados com emoticons tornam-se muito mais atrativos. Entre os itens favoritos a receberem emojis estão as refeições, ingressos de cinema e roupas.
Eles também estão presentes nas redes sociais!
Os emojis são mais usados em aplicativos de mensagem de texto (82%), como o WhatsApp. Entre as redes sociais, o Facebook é onde mais se usa emojis (42%) — bem mais do que no Instagram (21%), Snapchat (18%) e, por último, no Twitter (6%). Nos e-mails, SMS e até aplicativos de encontro, os emojis também se fazem presentes.
Estatísticas sobre o uso de emojis/emoticons nas redes sociais
- Segundo a pesquisa da Quintly emoticons são usados em 56% dos perfis na rede;
- O uso de emojis cresceu 20%;
- Posts com emoji geram mais engajamento, cerca de 17% mais.
Outras redes sociais
- O uso de emojis aumenta em 25,4% o engajamento no Twitter;
- No Facebook, o número de likes aumenta em até 57% com o uso dos caracteres, já comentários e compartilhamentos aumentam 33%;
- 72% das pessoas abaixo de 25 anos usam emoticons e emojis frequentemente;
- Já entre pessoas de 25 a 29 anos são 75,9%;
- Entre 30-35 anos esse número chega a 68,3%;
- Acima de 35 anos temos 62,3% de uso;
- 92% dos usuários de internet usam emojis.
Como usá-los nas redes sociais?
Nas redes sociais, você pode usar emojis para deixar o texto da publicação mais visual e divertido, utilizando aqueles que se adequam ao assunto tratado. Também é interessante usar setas para ➡destacar palavras,⬅ apontar links ou CTAs.
Veja alguns exemplos de como utilizamos os emojis em redes sociais:
ITAÚ
Em postagens em suas redes sociais, como nesse tweet, e até mesmo em conversas nos chats, é possível ver os emojis, sempre usados da maneira certa, para reforçar algo que foi falado e humanizar o contato.
Disney
Quando as postagens são sobre suas princesas, o emoji da coroa é utilizado. Simples, intuitivo e ilustrativo, exatamente como deve ser feito!
McDonald’s
A marca tem mandado bem na hora de ilustrar suas postagens e tornar a comunicação ainda mais leve e engraçada. Uma prova é o post da campanha de divulgação do novo Picanha Bacon Crispy no seu perfil do Instagram.
Campanhas que deram certo
Vencedora do Titanium em Cannes Lions 2015, a Domino’s Pizza lançou uma promoção onde o pedido era feito através do emoji de pizza (). Segundo informações, a ação rendeu 500 pedidos apenas no primeiro dia:
Para divulgar a opção digital, o Banco Itaú surpreendeu ao representar o single da campanha com emojis, através de vídeos curtos. Este em específico, gerou mais de 5 milhões de visualizações e diversos elogios nos comentários. Veja:
https://youtu.be/UNSqSvQf5m8
Saindo um pouco da versão em vídeos, a cerveja Bud Light faz questão de usar, com muita criatividade, os emojis em sua conta do Twitter:
Quando usar
Eles são ótimos para reforçar o que está sendo escrito, ou até mesmo para expressar algum sentimento. Por isso, há momentos específicos em que eles fazem toda diferença, sendo os principais:
- no assunto de um e-mail para reforçar o tema;
- no atendimento para humanizar a fala e se aproximar do cliente;
- em publicações de redes sociais para reforçar sentimentos;
- em anúncios publicitários, sempre que o tema for leve.
Quando não usar
A escolha errada de um emoji ou emoticons pode gerar confusão! Mas, calma, você só vai errar se utilizar desse recurso em ocasiões como essas:
- assuntos sérios;
- atendimento em que o cliente está muito insatisfeito;
- referências inadequadas ao seu público, como em conotações sexuais ou gestos obscenos;
- exagero, aplicando um emoji em toda frase ou várias vezes ao longo de um conteúdo.
Use-os no marketing com moderação, na hora certa e com relação direta ao assunto é certeza de sucesso! Aproveite para usar esses elementos que estão nos dedos do povo e chegaram para ficar!
Para saber como utilizá-los, siga essas dicas:
Defina o perfil de seu cliente
O primeiro passo é estabelecer o perfil do cliente a quem se direciona suas ações. Defina a maneira que a sua persona, (cliente ideal) se comunica para conseguir acertar na hora de usar os emojis. Uma boa maneira de identificar isso é através de pesquisas e testes.
Entenda o significado
É preciso conhecer o significado de um caráter antes de utilizá-lo em sua campanha de marketing, ou em interações com usuários.
Humanize as mensagens de sua empresa com emojis
O mais indicado é utilizar nas interações em tempo real como em comentários ou elogios, por exemplo.
Fique ligado nas novidades
Fique atento às atualizações desses caracteres, pois um deles pode cair como uma luva em suas mensagens, seja pensando no perfil da sua marca, seja na persona de sua empresa.
Quais são os 5 emoticons mais usados?
Sorridente
Essa carinha feliz mostrando os dentes é o emoji perfeito para descrever felicidade ou alegria pela mensagem recebida.
Polegar para cima
Indica um “ok” ou um sinal de aprovação.
Comemorando
Esse emoji vai especialmente para os dias em que estamos em festa. Ele tem um chapeuzinho e uma língua de sogra, rodeado de confetes, marcando características de comemorações.
Braço flexionado
O braço flexionado pode indicar treino de força, como musculação e crossfit, mas também é usado para indicar “Vamos, força! Você consegue!” ou, até mesmo sobre a própria pessoa, “Eu fiz isso, porque sou forte porque consigo”.
Aplausos
Bravo, muito bem! Esse emoji mostra duas mãos batendo palmas e é usado principalmente para expressar consentimento e apreciação. Também pode ser usado sarcasticamente, se algo realmente não merece nenhum aplauso!
Use-os com cautela.
Onde pegar emojis/emoticons na web?
1 – Emoji Keyboard
O Emoji Keyboard é uma extensão para o Google Chrome. Com ela, você poderá abrir um teclado virtual no navegador e utilizar os diversos emojis que a ferramenta oferece.
Para adicionar, acesse a Chrome Web Store para Extensões, pesquise por Emoji Keyboard e clique no botão Usar no Chrome.
2 – PiliApp (Símbolos Facebook)
O pt.piliapp.com/facebook-symbols/ é um site repleto de emojis e demais símbolos para copiar e colar onde quiser.
Na barra lateral esquerda do site, você pode conferir também a página Símbolos para Twitter.
3 – Get Emoji
O getemoji.com também é um site para copiar e colar emojis na web. São diversas opções para incrementar suas publicações.
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