Como fazer um briefing?

Também conhecido como Pedido Interno de Trabalho (PIT), o briefing é o passo inicial dentro de qualquer trabalho na área da comunicação. É nele que você conhecerá o cliente ou a tarefa, entenderá seus objetivos e, através disso, desenvolverá estratégias para seu trabalho. 

Um briefing bem feito é a melhor forma de iniciar um projeto e ter sucesso. Portanto, se trata de um resumo, um conjunto de ações e estratégias passadas para um grupo de pessoas para que certo problema possa ser resolvido. 

Como fazer um briefing?

Mas afinal, como fazer um briefing?

Por ser um elemento fundamental do planejamento é uma das primeiras coisas que se aprende no segmento da comunicação, nele você mapeia o problema e faz sugestões de solução.

Benefícios de um briefing bem feito

Diferente de apenas passar para o designer uma tarefa como “precisamos de uma arte para cliente X”, com o briefing da tarefa é possível deixar mais específico os objetivos que aquela arte necessita, como a paleta de cores e imagens que devem ser usadas. Isso evita que o trabalho final não seja provado pelo cliente.

Também podem ser efetuadas entregas de trabalho mais rápidas, já que não será gasto um tempo desnecessário tirando dúvidas ou com trabalhos não aprovados.

Tipos de briefing

O Marketing Digital é uma área bastante diversificada em suas atividades. Para cada tipo de tarefa, haverá uma categoria de briefing adequado, dependendo do projeto a ser conduzido.

Como fazer um briefing?

  • Material Promocional: nesse caso o briefing deve entregar quais mídias serão veiculadas, as informações necessárias em cada uma delas, além de dimensões e orientações para o layout.

 

  • Blog Post: a criação de artigos e guias deve ser prescindida de um briefing, dessa forma a pessoa responsável pela criação sabe sobre o assunto a ser redigido e qual o público que deve ser atingido.

 

  • Redes Sociais: uma abordagem mais simples, afinal, o briefing nesse caso serve para esclarecer os temas a serem abordados em publicações regulares, além de mostrar temas ou assuntos que o cliente não tem interesse a ser relacionado com. Quando o post é promocional, o briefing deve ser mais detalhado.

 

  • Site: a criação do site requer um esforço a mais de uma equipe, por isso um planejamento bem feito e uma capacidade de gerenciamento fazem toda a diferença na criação dessa mídia. Deve ser muito bem detalhado para que a equipe saiba o que está fazendo e não ocorra problemas como a não obtenção de resultados.

 

  • Campanha: um briefing para campanha serve para alinhar aspectos indispensáveis como orçamento, tempo de duração e, claro, o objetivo. Também pode indicar maneiras de medir a performance. Quanto mais completo for o briefing, maiores as chances de a campanha ser bem sucedida.

 

Como fazer um briefing

Como fazer um briefing?

Depois de tantas informações sobre como o realizar em diferentes cenários, como fazer um briefing do zero?

Existem itens a serem seguidos para que o briefing fique completo, são eles:

  1. Objetivos do Projeto: um alvo é sempre necessário. Antes de começar qualquer projeto ou tomar qualquer atitude você precisa ter um objetivo.
  2. Responsáveis: nomeie o responsável por cada tarefa.
  3. Contexto da empresa: entenda o cliente, a maneira como ele se porta no mercado e veja como foram os trabalhos anteriores.
  4. Prioridade: pense que sua equipe tem vários briefings para serem entregues, definir qual tem prioridade é bom para o cumprimento de prazos.
  5. Público-Alvo: É importante conhecer o público que ele busca atingir, dessa forma todo o planejamento será feito de maneira correta. Não daria certo usar uma linguagem mais informal quando o público-alvo do seu cliente são Advogados.
  6. Determine o Escopo: o escopo de um projeto é o trabalho que terá de ser feito para alcançar o resultado desejado. A partir dele, você poderá trilhar uma estratégia conforme os recursos que são necessários e quais deles estão disponíveis.
  7. Portfólio: se o seu cliente já faz propaganda e marketing, estude o portfólio de materiais gráficos para entender o que já foi feito como logo, panfletos, site, etc.
  8. Concorrentes: conhecer o seu público-alvo, seus consumidores, e o mercado que você trabalha é realmente muito importante, mas conhecer seus concorrentes é mais importante ainda. Ao conhecê-los você poderá fazer um trabalho que supere as expectativas, pois você já sabe o que eles estão fazendo, logo, você tem a oportunidade de fazer diferente e inovar.
  9. Prazos: seu cliente não vai esperar meses pela entrega do projeto. O importante é designar prazos para cada tarefa, além de um deadline para a entrega do projeto ao cliente.
  10. Informações adicionais: é aqui que se encontram todas as informações que o cliente acha interessante passar, como alguma preferência pessoal dele ou alguma abordagem que ele gostaria de ver.

Como fazer um briefing?

Seguindo esses passos, seu briefing ficará completo.

Por fim, a comunicação é o principal. Converse com seu cliente e apresente-lhe as ideias e objetivos que o briefing tem. Dessa forma não arriscasse acabar executando o trabalho de um jeito que não agrada seu cliente.

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Leia mais: Lead: O que é, como gerar e como nutrir?

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