Segundo um artigo publicado pelo LinkedIn sobre as 10 habilidades mais buscadas pelos empregadores em 2022, metade delas são as chamadas soft skills. Ou seja, as competências comportamentais que todo profissional precisa dominar para ter uma carreira de sucesso! E o destaque principal, vai para a CRIATIVIDADE! Saiba mais sobre: Criatividade: qual é a sua importância no Marketing e como estimulá-la?
Isso mesmo! De acordo com o LinkedIn, “enquanto robôs são bons em otimizar ideias antigas, empresas precisam mais de empregados criativos para conceber as soluções de amanhã.” E você já parou para pensar no quanto a criatividade é importante no Marketing Digital? Saiba mais neste artigo.
Criatividade: qual é a sua importância no Marketing e como estimulá-la?
A criatividade é uma qualidade adquirida e iniciada na infância. Durante essa fase é que o potencial criativo é ou não ativado. Entretanto, além de ser um traço de personalidade que começa na infância, pode ser adquirida ao longo da vida, bastam estímulos corretos e interesse por parte do indivíduo.
Portanto, como qualquer habilidade, a criatividade pode ser mais natural para algumas pessoas, enquanto outras precisarão de mais tempo e esforço para desenvolvê-la. Saiba mais sobre: Criatividade: qual é a sua importância no Marketing e como estimulá-la?
Segundo Jeff Dyer, Hal Gregersen e Clayton M. Christensen, autores do livro The Innovator’s DNA (O DNA do Inovador), para o aprendizado da criatividade, é preciso desenvolver cinco habilidades. Confira:
Capacidade de associação
As associações acontecem quando o cérebro tenta processar informações em sequência, dando-lhes lógica e coerência. Assim, são descobertas conexões entre questões que pareciam isoladas.
As pessoas mais inovadoras, segundo os autores de The Innovator’s DNA são aquelas que enxergam associações que não são vistas pela maioria das pessoas.
Questionamento
Pessoas com maior potencial de inovação tendem a não ficar com dúvidas. Elas propõem novas ideias e questionam quais efeitos elas provocam.
Observação
Para alcançar um potencial criativo maior e ser capaz de propor novas ideias, é preciso ter perfil observador e detalhista.
Networking
Ainda que algumas pessoas sejam capazes de ser criativas com ideias exclusivamente próprias, aquelas que têm maior potencial para a inovação são as que testam ideias a partir de uma ampla rede de contatos.
Experimentação
A criatividade envolve avaliar a viabilidade de novas ideias. Ou seja, colocá-las em prática. As pessoas mais inovadoras experimentam as suas ideais constantemente, sempre pensando em novas hipóteses.
Por que a criatividade é essencial no Marketing Digital?
A criatividade sempre foi o elemento principal do sucesso, como se andassem lado a lado sempre. Se analisarmos a história do mundo comercial é fácil perceber a importância da criatividade em todos os aspectos, seja criando produtos e serviços ou novas tecnologias e processos.
Um recente estudo da Kantar Millward Brown, nos Estados Unidos, estimou em 265% o aumento no valor de uma marca que se vale de criatividade, disrupção e publicidade.
Confira as vantagens da criatividade no Marketing Digital!
Inovação;
Competitividade;
Desenvolvimento contínuo;
Adequação às demandas atuais.
Confira alguns exemplos de criatividade no Marketing Digital
McDonald’s – Big Mac
Impossível não decorar esse clássico! O comercial do Big Mac impactou milhares de pessoas e tornou o jingle bem famoso.
Pepsi Twist – Limões
Os limões da Pepsi foram personagens icônicos dos anos 2000. Os dois protagonizaram uma série de comerciais engraçados e irreverentes, sempre com a pegada ácida que um refrigerante com toque de limão pede.
Johnson’s Baby – Lavar a cabeleira
Convencer crianças pequenas de que lavar o cabelo pode ser divertido é um desafio para mães e pais. O comercial da Johnson’s Baby contribuiu um pouco para essa missão.
Pergunta no Posto Ipiranga
https://youtu.be/zQtWqe-K5Is
Um exemplo um pouco mais recente, a propaganda do Posto Ipiranga é bastante divertida e, logo, caiu na graça dos brasileiros.
Tubulações Tigre
Outro exemplo que ficou famoso por sua descontração e tom divertido foi a campanha da empresa de tubos e conexões. O lançamento da campanha “Fuja do Mico”, em 2000, convidou o consumidor a prestar atenção na marca de um produto que, muitas vezes, passa despercebido.
Como desenvolver a criatividade
✅ Acompanhe o trabalho de pessoas criativas e inovadoras
Quais são as pessoas que você mais admira dentro de sua área de atuação e interesse? Procure por elas nas redes sociais e acompanhe o trabalho que eles apresentam, buscar referências é uma forma importante de aprendizado.
✅ Esteja sempre informado
Sair da caixinha requer dar um passo diferente daquilo com o que você já está acostumado. Isto é, quebrar os velhos hábitos que estão enraizados em sua rotina. Ler conteúdos da sua área é uma boa forma de ativar a criatividade, mas buscar livros de outras especialidades pode ser melhor ainda.
✅ Não tenha medo de errar
Um dos maiores empecilhos para a criatividade é o medo de errar. Esse receio impede que haja qualquer iniciativa em experimentar algo “fora da caixa” e reduz drasticamente o potencial de inovação.
✅Tenha momentos de descanso
A busca pelo aumento da produtividade é algo comum a praticamente todos os profissionais. Entretanto, é preciso compreender que não devemos nos dedicar exclusivamente ao trabalho, sem reservar momentos para hobbies e outras atividades. O comprometimento excessivo ao trabalho pode causar danos à saúde mental e também ao corpo, o que afetará sua capacidade de inovar e buscar novas soluções para problemas que venham a surgir.
Confira alguns livros que ajudam a exercer a criatividade
Criatividade S.A., de Ed Catmull, criador da Pixar Filmes.
O Poder do Pensamento Inovador, livro de Jim Wheeler.
Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias, assinado por Tim Brown.
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