Marketing Digital

Modernidade Líquida: Qual a importância de inovar constantemente?

O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, após as relações econômicas ficarem sobrepostas às relações humanas e sociais. Sendo assim, a lógica do consumo passou a ser inserida grandemente na sociedade, e os empreendimentos individuais se destacavam com mais frequência.

Modernidade Líquida

Então, Bauman dizia que, as relações que eram duradouras, rígidas e sólidas, passam a ser inconstantes, frágeis e maleáveis, como os líquidos. 

O consumo tornou-se um ato constante na modernidade líquida. Segundo o filósofo e sociólogo Karl Marx, a sociedade criou fetiches por marcas, e muitas vezes consomem irracionalmente.

Ao longo dos anos, a prática do consumismo e empreendedorismo foi se desenvolvendo, e migrando para os meios digitais. 

Em 2020, durante a pandemia Covid-19, conseguimos ver o crescimento gigantesco do E-commerce e das vendas pelas redes sociais, que atualmente tornou-se um dos exemplos de modernidade líquida.

 

Modernidade Líquida nas Redes Sociais

As redes sociais e a internet serviram de instrumento para intensificar o conceito de modernidade líquida. O TikTok e o Instagram são redes sociais consumidas por milhões de pessoas do mundo todo, além de serem canais de entretenimento, também se tornaram espaços propícios para expandir uma loja virtual ou a imagem de uma marca. 

Porém, tudo é muito ágil, tanto para viralizar, como ser esquecido, vemos isso pelas trends que se renovam todos os dias.

Os meios digitais se tornaram ferramentas para o consumo e o empreendimento facilitado. É necessário saber como usar essas ferramentas ao seu favor, e não se perder no meio de tantos negócios monótonos, já que esse mercado cresce todos os dias.

Ser criativo, se conectar com as tendências, entender os algoritmos é de extrema importância se você visa expandir o seu negócio, e crescer nos meios digitais.

 

A importância de manter-se conectado às tendências

A tecnologia avança a cada dia para o futuro. Hoje nenhum negócio de sucesso existe sem as ferramentas digitais. 

O Facebook teve o seu início em 2003, e ainda é a rede social mais acessada do mundo, com 2,91 bilhões de usuários. E o segredo para tamanho sucesso, é sempre estar inovando, sem modificar as suas características. Recentemente Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, anunciou que a plataforma está se desenvolvendo para o metaverso.

A modernidade líquida é ágil, e está sempre seguindo as tendências da época. Não dá mais para ficar pra trás. 

A PD3 Digital está sempre atenta às novidades do mercado e pronta para atender sua empresa! 

Confira algumas dos nossos cases de sucesso:

Compartilhe esse conteúdo