Nada melhor que começar o ano tirando as metas profissionais do papel e planejando os resultados da sua marca ou empresa, não é mesmo?! Conheça as Tendências do marketing digital para 2023!
Que o marketing digital é um componente importante para o avanço dos resultados, nós já sabemos. Mas você sabe como ser eficiente nesse ponto? Entender quais são as possíveis tendências para 2023 faz toda a diferença.
Pensando nisso, reunimos tendências que já se destacaram nos anos anteriores, e as que estão por vir em 2023:
Consumo digital
As pessoas já estavam familiarizadas com as compras on-line, mas após o período pandêmico, esse processo se intensificou ainda mais, já que passaram a utilizar a internet para tarefas e consumos básicos.
Empresas tiveram que se reinventar para atender essa nova fase, e o marketing digital se tornou prioridade. Novas campanhas e ações tiveram que ser criadas para captar esses clientes, mesmo de longe.
As mídias sociais passaram a ser ambientes propícios para a sua vitrine virtual, além de espaços de entretenimento. Então, ficou mais fácil vender e persuadir seu cliente de forma leve e descontraída.
Aproveite ao máximo as ferramentas que essas mídias te oferecem. Publique fotos, vídeos, feedbacks, rotina. Assim, trazendo mais proximidade ao seu consumidor.
Essa era digital está cada vez mais infiltrada na nossa realidade, e a tendência é se desenvolver a cada ano que passa, tendo em vista que já estamos caminhando para o metaverso!
Micro Influenciadores
Sabemos que a era dos influenciadores digitais já tem espaço no mercado, porém a estratégia era focar em grandes nomes e números de seguidores.
Agora é interessante influenciar o público através da identificação, e esse é o resultado que um Micro Influenciador pode trazer!
O público deseja se conectar com pessoas que parecem gente da gente, aquelas que trazem ar de sinceridade na hora de se comunicar, e que vivenciam a realidade do dia a dia, e não figuras que parecem intocáveis e com um estilo de vida inalcançável.
Escolha influenciadores que façam sentido ao seu negócio. O engajamento vai além da quantidade de seguidores!
Diversidade
O marketing precisa considerar a popularidade dessa temática, já que é uma bandeira que tem sido levantada na sociedade atual.
Considerando que o Brasil é um dos países com a maior diversidade étnica do mundo. E também, considerando outras condições, como as deficiências. É importante construir conteúdos que atendam uma diversidade maior de usuários, já que as pessoas se conectam com o que elas se identificam.
Inteligência artificial
O termo inteligência artificial (IA) se refere a uma inteligência que simula a humana, através de um mecanismo, para executar tarefas e que podem se aprimorar e aprender com base nas informações coletadas.
Veja alguns exemplos:
- Os chatbots utilizam da IA para compreender os problemas dos clientes com mais rapidez e fornecer respostas eficientes.
- Os mecanismos de recomendação podem fornecer recomendações automatizadas com base nos hábitos de visualização do usuário.
A tecnologia de Inteligência Artificial está melhorando o desempenho e produtividade das empresas. Sendo que muitas delas tratam as ciências dos dados como prioridade.
Um bom exemplo que podemos utilizar, é a Netflix, que usa o machine learning, para fornecer um nível de personalização a cada público atendido, e isso ajudou a aumentar sua base de clientes.
Mark Zuckerberg, fundador e CEO da meta, que está sempre se mantendo conectado às tendências, revelou que a plataforma Meta tem planos de implantar a produção de conteúdo utilizando IA.
Agora que você já sabe de algumas tendências que estão nos rodeando, é o momento de entender quais fazem sentido e aplicá-las para os resultados do seu negócio. Se você não sabe por onde começar, nós podemos te ajudar!
A PD3 Digital está sempre conectada às novidades do mercado e pronta para atender você e sua empresa!