Em um mercado cada vez mais competitivo, atrair e reter bons profissionais é um desafio. Por isso, muitas empresas ainda cometem erros ao contratar um profissional!
De acordo com Jim Collins, um dos maiores especialistas em gestão de empresas do mundo: “se você tem as pessoas certas no barco, você não terá o trabalho de gerenciar pessoas. Afinal, as pessoas certas não precisam ser estimuladas; elas já se automotivam e consideram-se parte da criação de algo maior.”
Mas, como contratar as pessoas certas? A melhor alternativa é investir em um sistema denominado Seleção por Competência.
Pensando nisso, a Pd3 Marketing Digital promoverá o Workshop gratuito: Seleção por Competência — descubra as competências por meio de perguntas. Ministrado por Hamid Malek Zadeh.
O evento acontecerá no dia 11 de agosto de 2021 às 19h e será destinado a Gestores de RH, Gerentes, Empresários e demais interessados.
Saiba mais sobre Seleção por Competência
A Seleção por Competência é uma abordagem do processo de seleção de candidatos que objetiva compreender os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada pessoa, indo além dos aspectos técnicos e direcionado ao comportamento do candidato e no grau de adequação aos valores e cultura da empresa.
Cada vez mais os processos seletivos avaliam os comportamentos dos entrevistados antes de conhecerem suas habilidades técnicas. Isso acontece, pois, é muito mais difícil contratar por comportamentos e cultura do que por habilidades.
Basicamente, muitos candidatos possuem o que chamamos de hard skills (habilidades técnicas), mas não possuem as soft skills (habilidades comportamentais). Com isso a rotatividade continua aumentando nas empresas.
Mas afinal, qual o preço de contratar errado?
Segundo um levantamento realizado por Celso Bazzola, Diretor-Executivo da Bazz Consultoria em RH, uma contratação errada pode custar 15 vezes um salário. E pode acarretar outros fatores, como:
Queda de produtividade;
Trabalho em equipe ineficiente;
Sobrecarga de trabalho;
Despesas com treinamentos;
Aumento do turnover;
Cultura organizacional enfraquecida;
Imagem da empresa prejudicada.
Como a Seleção por Competência pode ajudar na contratação?
A Seleção por Competências procura encontrar o candidato mais adequado ao cargo. Porém, para chegar a esse resultado, o recrutador precisa saber exatamente o que procura e quais são as competências necessárias para a função. Geralmente, esta seleção apresenta algumas fases:
- Perfil do candidato;
- Currículo;
- Realização de dinâmicas;
- Aplicação de testes técnicos e psicológicos;
- Fase de entrevistas.
O que será abordado no Workshop?
Como funciona todo processo de Seleção por Competências;
Quais competências considerar durante a seleção;
Como elaborar uma descrição de cargo;
Como avaliar as respostas dos candidatos.
Conheça mais sobre Hamid Malek Zadeh
Hamid é especialista em Gestão Comercial e Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.
Em seu currículo destacam-se atuações pelo Veiling Holambra, Bradesco Previdência Privada e Sulamericana Ind de Papel. Foi docente do SENAC em Administração e Marketing e fundador da Dínama Gestão Empresarial.
Atualmente é sócio da Pd3 Marketing Digital no cargo de Diretor Comercial e atua como consultor em marketing e vendas na Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim, além de ser membro do BNI Líder -maior plataforma de Network do mundo.