No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor. Essa data tem se tornado cada vez mais importante no calendário do varejo e representa uma grande oportunidade para as empresas venderem mais. Por isso, comece a se preparar desde já.
A data vem ganhando tanto destaque no decorrer dos últimos anos que muitos empreendedores planejam uma programação especial para o período. Com isso, transformam março em um genuíno Mês do Consumidor voltado inteiramente a promoções e diversas campanhas de marketing.
Para se ter uma ideia, no ano de 2020, a conversão de vendas no período cresceu 18%, representando um aumento de R $1,41 bilhão, movimentado em vendas online.
História do Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor, também chamado “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”, foi inspirado pelo presidente norte-americano John F. Kennedy.
No dia 15 de março de 1962, ele fez um discurso especial no congresso dos EUA, em que abordou formalmente a questão dos direitos do consumidor. Ele foi o primeiro líder mundial a se posicionar sobre esse assunto.
Em sua mensagem, Kennedy destacou que todo consumidor possui uma série de direitos, incluindo direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.
O posicionamento do Presidente americano gerou debates ao redor do mundo e o tema passou a ser matéria de vários estudos, principalmente de juristas. Esse também foi o fator que deu visibilidade e fortaleceu diversos grupos que visavam garantir o direito dos consumidores.
O que os consumidores procuram no Dia do Consumidor?
✅61% — Comprar itens de necessidade, com melhor preço;
✅53% — Comprar itens de desejo, com melhor preço;
✅23% — Substituir itens antigos por uma versão mais moderna;
✅11% — Presentear alguém de imediato ou em datas;
✅11% — Estocar produtos que usam com recorrência.
O que fazer para vender mais no Dia do Consumidor?
Ofereça descontos para os clientes:
Qual consumidor não gosta de ver uma oferta? Apesar de ser algo bem clichê, o desconto ainda é uma forma muito atrativa de atrair clientes.
Mas atenção, é importante avaliar quais serão seus investimentos e o que você poderá obter de retorno para que a oferta se torne uma vantagem para ambos os lados da negociação.
Uma forma inteligente de oferecer desconto é: após adquirir X reais em produtos, o cliente ganhará X% de desconto em um produto específico ou no valor final. Dessa forma, a empresa consegue reter esforços e, consequentemente, manter mais controle sobre os investimentos.
Cupons de descontos: uma boa alternativa:
Parecido com a política do desconto, o cupom é uma ótima forma de você oferecer para aqueles clientes que já compram em seu comércio frequentemente.
Diferente do desconto você oferecerá um valor fixo para habilitar a baixa do preço.
Produtos Complementares:
Sabe aquela propaganda “Leve 2, pague 1.” É uma ótima forma de atrair consumidores.
Com esse tipo de ação você poderá oferecer a oportunidade de seus clientes adquirirem a solução completa ou ao menos que eles conheçam a variedade do seu catálogo, estimulando interação e engajamento com produtos e serviços da marca.
Aposte em um bom SAC:
Para aprimorar o atendimento ao cliente no Dia do Consumidor, é primordial apostar em um bom SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Divulgação nas redes sociais as ações da semana:
As redes sociais são o principal canal de divulgação das ações do Dia do Consumidor. Por isso, o ideal é realizar um planejamento para definir o calendário de postagens. Assim, fica mais fácil divulgar as promoções de cada dia, além de promover a campanha. Você pode fazer tanto posts patrocinados quanto, publicações comuns.
Ofereça frete fixo ou grátis:
O frete é um fator decisivo que pode até mesmo gerar desistência de compras, o temido abandono de carrinho. Por isso, o trabalho é o mesmo de sempre: focar em como conseguir oferecer envio gratuito ou um frete fixo, sem variação de preço.
O frete grátis precisa ser pago pela sua loja, por isso, é importante avaliar essa possibilidade para evitar prejuízos. Já o frete fixo depende de parcerias com empresas de logística. Esse método pode ser muito vantajoso!
Use gatilhos mentais para vender mais:
Os gatilhos mentais vão ajudar a divulgar as promoções e a campanha do Dia do Consumidor. Essa estratégia movimenta o desejo de consumo do público ao estimular diferentes sentimentos que ajudam a gerar conversas mais rapidamente.
Na divulgação, os gatilhos utilizados podem ser de:
Escassez;
Urgência;
Novidade;
Prova social.
Fatores negativos para o cliente:
Vale a pena conhecer os principais fatores negativos para o cliente e corrigir os processos da sua loja para não errar nesse Dia do Consumidor, confira:
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