Marketing Digital

Como vender mais no Dia do Consumidor!

No dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor. Essa data tem se tornado cada vez mais importante no calendário do varejo e representa uma grande oportunidade para as empresas venderem mais. Por isso, comece a se preparar desde já.

A data vem ganhando tanto destaque no decorrer dos últimos anos que muitos empreendedores planejam uma programação especial para o período. Com isso, transformam março em um genuíno Mês do Consumidor voltado inteiramente a promoções e diversas campanhas de marketing.

Para se ter uma ideia, no ano de 2020, a conversão de vendas no período cresceu 18%, representando um aumento de R $1,41 bilhão, movimentado em vendas online.

História do Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor, também chamado “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor”, foi inspirado pelo presidente norte-americano John F. Kennedy.

No dia 15 de março de 1962, ele fez um discurso especial no congresso dos EUA, em que abordou formalmente a questão dos direitos do consumidor. Ele foi o primeiro líder mundial a se posicionar sobre esse assunto.

Em sua mensagem, Kennedy destacou que todo consumidor possui uma série de direitos, incluindo direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.

O posicionamento do Presidente americano gerou debates ao redor do mundo e o tema passou a ser matéria de vários estudos, principalmente de juristas. Esse também foi o fator que deu visibilidade e fortaleceu diversos grupos que visavam  garantir o direito dos consumidores.

O que os consumidores procuram no Dia do Consumidor?

✅61% — Comprar itens de necessidade, com melhor preço;

✅53% — Comprar itens de desejo, com melhor preço;

✅23% — Substituir itens antigos por uma versão mais moderna;

✅11% —  Presentear alguém de imediato ou em datas;

✅11% — Estocar produtos que usam com recorrência.

O que fazer para vender mais no Dia do Consumidor?

Ofereça descontos para os clientes:

Qual consumidor não gosta de ver uma oferta? Apesar de ser algo bem clichê, o desconto ainda é uma forma muito atrativa de atrair clientes.

Mas atenção, é importante avaliar quais serão seus investimentos e o que você poderá obter de retorno para que a oferta se torne uma vantagem para ambos os lados da negociação.

Uma forma inteligente de oferecer desconto é: após adquirir X reais em produtos, o cliente ganhará X% de desconto em um produto específico ou no valor final. Dessa forma, a empresa consegue reter esforços e, consequentemente, manter mais controle sobre os investimentos.

Cupons de descontos: uma boa alternativa:

Parecido com a política do desconto, o cupom é uma ótima forma de você oferecer para aqueles clientes que já compram em seu comércio frequentemente. 

Diferente do desconto você oferecerá um valor fixo para habilitar a baixa do preço.

Produtos Complementares:

Sabe aquela propaganda “Leve 2, pague 1.” É uma ótima forma de atrair consumidores. 

Com esse tipo de ação você poderá oferecer a oportunidade de seus clientes adquirirem a solução completa ou ao menos que eles conheçam a variedade do seu catálogo, estimulando interação e engajamento com produtos e serviços da marca.

Aposte em um bom SAC:

Para aprimorar o atendimento ao cliente no Dia do Consumidor, é primordial apostar em um bom SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor. 

Divulgação nas redes sociais as ações da semana:

As redes sociais são o principal canal de divulgação das ações do Dia do Consumidor. Por isso, o ideal é realizar um planejamento para definir o calendário de postagens. Assim, fica mais fácil divulgar as promoções de cada dia, além de promover a campanha. Você pode fazer tanto posts patrocinados quanto, publicações comuns.

Ofereça frete fixo ou grátis:

O frete é um fator decisivo que pode até mesmo gerar desistência de compras, o temido abandono de carrinho. Por isso, o trabalho é o mesmo de sempre: focar em como conseguir oferecer envio gratuito ou um frete fixo, sem variação de preço.

O frete grátis precisa ser pago pela sua loja, por isso, é importante avaliar essa possibilidade para evitar prejuízos. Já o frete fixo depende de parcerias com empresas de logística. Esse método pode ser muito vantajoso!

Use gatilhos mentais para vender mais:

Os gatilhos mentais vão ajudar a divulgar as promoções e a campanha do Dia do Consumidor. Essa estratégia movimenta o desejo de consumo do público ao estimular diferentes sentimentos que ajudam a gerar conversas mais rapidamente.

Na divulgação, os gatilhos utilizados podem ser de:

Escassez;

Urgência;

Novidade;

Prova social.

Fatores negativos para o cliente:

Vale a pena conhecer os principais fatores negativos para o cliente e corrigir os processos da sua loja para não errar nesse Dia do Consumidor, confira:

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